Cerca de 30 prefeitos eleitos e reeleitos no Rio Grande do Norte participaram nesta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa, do seminário "Novos Projetos e Diagnóstico de Pendências Técnicas na Área de Infraestrutura Educacional". O evento foi promovido por iniciativa do deputado Souza Neto (PHS) e reuniu também secretários municipais de Educação.
De acordo com o parlamentar, cerca de 50% das 575 obras executadas no RN com recursos do FNDE, entre os anos de 2007 a 2016, apresentam pendências. "A promoção do seminário surgiu diante dessa realidade e necessidade de colaborar com os gestores para que, cientes das restrições que existem nos projetos educacionais em seus municípios, possam ouvir soluções e concluir as obras paralisadas - ficando aptos a receberem novos recursos federais", explica o deputado Souza.
O seminário contou com palestra do arquiteto Tiago Lippold Radünz, ex- coordenador do setor de obras do FNDE, que é o órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Na oportunidade, o arquiteto apresentou um diagnóstico detalhando os investimentos do MEC em infraestrutura educacional no País e no RN nos últimos 12 anos.
Além do panorama geral das ações educacionais nos municípios potiguares, foram abordadas ainda questões relacionadas ao Plano de Ações Articuladas (PAR); execução de obras na área da educação: transferência de recursos, obras paralisadas, uso de saldo; e restrições e inconformidades técnicas.
De acordo com o parlamentar, cerca de 50% das 575 obras executadas no RN com recursos do FNDE, entre os anos de 2007 a 2016, apresentam pendências. "A promoção do seminário surgiu diante dessa realidade e necessidade de colaborar com os gestores para que, cientes das restrições que existem nos projetos educacionais em seus municípios, possam ouvir soluções e concluir as obras paralisadas - ficando aptos a receberem novos recursos federais", explica o deputado Souza.
O seminário contou com palestra do arquiteto Tiago Lippold Radünz, ex- coordenador do setor de obras do FNDE, que é o órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Na oportunidade, o arquiteto apresentou um diagnóstico detalhando os investimentos do MEC em infraestrutura educacional no País e no RN nos últimos 12 anos.
Além do panorama geral das ações educacionais nos municípios potiguares, foram abordadas ainda questões relacionadas ao Plano de Ações Articuladas (PAR); execução de obras na área da educação: transferência de recursos, obras paralisadas, uso de saldo; e restrições e inconformidades técnicas.