Prefeitos de diversos municípios do estado conheceram programas sociais do TJ/RN.

Prefeitos de diversos municípios potiguares reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (06), para conhecer as ações do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps) do Tribunal de Justiça do RN, que desde o ano de 2007 desenvolve programas como o "Justiça na Praça", "Justiça e Escola" e a Comissão Permanente de Gestão Ambiental.

Os projetos foram apresentados aos gestores no auditório da Escola da Magistratura do RN, em Natal.

"Somos um Tribunal considerado de pequeno porte, mas que é bem reconhecido no país pelas ações sociais que desenvolve, na meta de aproximar o Judiciário da sociedade", enfatizou a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Naps.

Dentre os que compareceram à apresentação estiveram os gestores de cidades como Touros, Luís Gomes, Acari, Umarizal, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Os prefeitos conheceram os investimentos e a metodologia desenvolvidas no próprio ambiente escolar e nas praças comunitárias, que visam promover, como o Justiça e Escola, por exemplo, uma consciência cidadã não apenas entre alunos e professores, mas em toda a comunidade.

A palestra também apresentou as ações do Justiça na Praça, programa que com a ação de diversos parceiros já beneficiou mais de 900 mil pessoas, desde 2007, em vários municípios do Estado, com atividades que vão desde a emissão de documentos, passando pela realização de audiências de conciliação, atendimentos de saúde, até a efetivação de casamentos civis comunitários.

Os prefeitos interessados em receber os projetos deverão enviar ofício ao TJ/RN, que será repassado ao Naps para que o termo de cooperação seja formalizado.