Doação de órgãos será tema de audiência pública na Assembleia do RN, na próxima terça-feira (11).

Estar em uma fila aguardando um transplante é a realidade de mais de 30 mil brasileiros. No Rio Grande do Norte esse número é de 296 pessoas, segundo dados da Central de Transplantes do estado. A fim de debater esse cenário, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promoverá na próxima terça-feira (11), uma audiência pública, a partir das 9h. 

A proposta é do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). O evento marca o lançamento da campanha institucional e publicitária de incentivo à doação de órgãos: "Doe órgãos. Salve vidas.", encabeçada pelo Poder Legislativo.

Atualmente, o Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea, e medula óssea. A lista ativa de espera para o transplante renal conta com um total de 151 pacientes inscritos. Já a lista de espera por um transplante de córnea é de 123 pacientes e 22 pacientes aguardando um transplante de medula óssea.


Mais da metade das famílias de potenciais doadores de órgãos no Rio Grande do Norte se recusa a liberar a doação. A quantidade está acima da média nacional, que já é alta. Enquanto que o índice nacional é de 43% de recusa familiar, no RN é de 52%.


Representantes das bancadas federal e estadual, Central de Transplantes, Câmara Municipal, Justiça Federal, secretarias de saúde pública estadual e municipal, associações e instituições interessadas no tema e sociedade em geral foram convidadas para participarem da audiência pública.


Em 2016 foram realizados 221 transplantes no RN, sendo 104 transplantes de córnea, 67 de rim e 50 transplantes de medula óssea. No Rio Grande do Norte, no ano de 2017, de janeiro a março, foram realizadas 15 doações de órgãos.