Profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Oeste participam, nesta quarta-feira (01), no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), em Natal, da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2017).
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de "Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental".
O coordenador do PNAIC em São Francisco do Oeste, Paulo Freitas, representou o município no evento ao lado de uma formadora local para a Educação Infantil, Alzineide Pereira, e de duas formadoras locais para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental, Lindecí Gomes e Aurilene Costa.
No ano de 2017 o PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de "Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental".
O coordenador do PNAIC em São Francisco do Oeste, Paulo Freitas, representou o município no evento ao lado de uma formadora local para a Educação Infantil, Alzineide Pereira, e de duas formadoras locais para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental, Lindecí Gomes e Aurilene Costa.
No ano de 2017 o PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças.