José Agripino e Garibaldi estão entre os 'Caciques na mira da Lava Jato' que terão reeleição difícil, aponta Folha de São Paulo.

Os dois mais antigos senadores do Rio Grande do Norte, José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), estão na lista dos caciques citados pelo Jornal Folha de São Paulo que estão ameaçados de não se reelegerem nas eleições de 2018, em virtude do envolvimento de seus respectivos nomes na Operação Lava Jato. 

A reportagem diz que os senadores investigados pelo cometimento de possíveis práticas de corrupção terão um duro trabalho pela frente, ou seja: explicar aos eleitores as acusações das quais são alvo, propor saída para a crise política e como enfrentar a questão da menor disponibilidade de recursos às suas campanhas políticas.

A matéria ganha força quando confrontada com os mais recentes resultados das pesquisas realizadas no RN que, por enquanto, estão apontando um cenário de extrema dificuldade para Garibaldi e Agripino. 

Paralelamente a todo esse desgaste vivenciado por "Gari" e "Jájá", frise-se que o crescimento da deputada Zenaide Maia (PR) na preferência do eleitorado potiguar também representa uma forte ameaça aos dois 'caciques veteranos'.

Porém, a julgar pelos números, José Agripino tem sido o mais afetado pela ascensão de Zenaide Maia, possivelmente pelo fato de ambos defenderem pontos de vista antagônicos.

Caso este cenário persista, enxergamos como bastante provável a tese de que pelo menos um destes dois representantes da chamada "velha política" do Estado sucumbirá ante a "fúria" popular, no pleito do ano que vem.

Esperemos, pois.