Pioneiro no Estado, projeto de tratamento de água chega ao Município de Encanto.

O sítio Carnaubinha, na zona rural de Encanto, terá sua realidade hídrica transformada nos próximos meses. O motivo é a obtenção, por parte da gestão municipal, da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z) junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

O Termo de Cooperação Técnica do projeto, que possibilitará adequação do recurso natural para consumo humano, foi assinado nesta terça-feira (19), na sede da prefeitura, entre a chefia do Executivo e representante do órgão, a bióloga Anadélia Câmara, lotada na seção de Educação em Saúde Ambiental.

De fácil aplicabilidade, operacionalização e manutenção, o sistema Salta-Z faz uso de filtros, além de ter montagem artesanal. Seu custo de implantação exigirá apenas pequena contrapartida da gestão. Todo o equipamento (já doado) se encontra na superintendência estadual da Funasa, em Natal.

Conforme revelou Anadélia, a próxima etapa consistirá em uma mobilização de conscientização dos moradores da localidade, por meio de visitas e oficinas a partir do mês de janeiro de 2018.

É importante destacar que o recebimento do projeto no Encanto tem ligação direta com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), pois é consequência da verificação de carência de água tratada nas comunidades rurais, bem como de conversas da gerência da Secretaria de Meio Ambiente com a coordenação da Funasa.

*Informações da Assessoria de Comunicação