Previsão é de chuvas acima da média em 2018, diz Emparn.

A Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), através da EMPARN, realizou nesta terça-feira (19), no auditório da Emater-RN, a apresentação com os prognósticos de chuvas para o ano de 2018.

A apresentação foi realizada pelo servidor e meteorologista da Emparn Gilmar Bistrot, que apresentou e esclareceu sobre a influência de cada fator que contribui para a produção de chuvas sobre o semiárido nordestino e em particular sobre o Rio Grande do Norte.

"Sendo mantidas essas condições existe uma forte tendência de que as chuvas em 2018 fiquem acima da média", concluiu Bistrot.

Na oportunidade o diretor presidente do Igarn, Josivan Cardoso, informou sobre a situação atual dos 47 reservatórios com capacidade de mais de 5 milhões de metros cúbicos, que são monitorados pelo órgão, que estão, em média, com apenas 12% de suas capacidades de reservamento.

Mantidas as previsões de chuvas para 2018, Cardoso informa que poderá haver uma recuperação da capacidade hídrica dos reservatórios de 30 a 40%, que ainda inspira cuidados e exigirá a manutenção atual da política de racionamento.