O vereador de Pau dos Ferros, Renato Alves (DEM), anunciou, no último fim de semana, o seu apoio oficial à pré-candidatura de Jorge do Rosário (PR) para deputado estadual no pleito de outubro. A informação foi confirmada pela assessoria do próprio empresário mossoroense, e está sendo amplamente divulgada nos principais veículos de comunicação do RN. Confira nestes links: AQUI, AQUI e AQUI.
De acordo com as informações, Renato Alves selou o apoio a Jorge do Rosário durante a VII cavalgada do Sertão, realizada em Messias Targino, cidade administrada pela esposa do ex-deputado federal João Maia (PR), com quem o edil pau-ferrense também fechou apoio às próximas eleições.
O curioso nas postagens divulgadas pela assessoria de Jorge do Rosário sobre o perfil do parlamentar do DEM é que há um destaque maior para o seu desempenho pessoal como palhaço (atuando em festas infantis), do que propriamente como um legislador ativo.
Decisão empurra Renato para a oposição
Vale salientar que, no mês passado, o vereador Renato foi o grande
anfitrião durante a visita que a pré-candidata ao Senado, Zenaide Maia
(PHS), irmã de João Maia, realizou a Pau dos Ferros.
Naquele mesmo dia, as
principais lideranças de oposição do município (Nilton Figueiredo e
Maria Rêgo) também recepcionaram a deputada federal e, de pronto,
confirmaram apoio à sua postulação. Relembre neste link: AQUI.
Dias depois, não faltou quem dissesse nos quatro cantos de Pau dos Ferros que Renato Alves estaria ensaiando um retorno ao grupo do ex-prefeito Dr. Nilton Figueiredo, detalhe: sem qualquer refutação pública por parte do parlamentar que, agora, aparenta estar retornando aos braços de seus "velhos amigos".
Traição política versus discurso de independência
Em se confirmando tudo o que está sendo divulgado pela assessoria do pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PR), fica evidenciado por parte do vereador Renato Alves o completo abandono em relação aos projeto políticos defendidos pelo grupo liderado pelo prefeito Leonardo Rêgo (DEM) e pelo deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), que caminham em direção oposta às decisões tomadas pelo filho do saudoso ex-vereador Assis Bigodão.
O flagrante caso de infidelidade partidária no seio do DEMOCRATAS deverá suscitar comentários diversos aqui na terrinha, inclusive, alguns apontando para uma postura um tanto quanto ingrata por parte de Renato que, verdade seja dita, só veio a obter êxito eleitoral quando se uniu ao grupo de Getúlio e Leonardo.
Só para se ter uma ideia, nas eleições de 2012, quando Renato estava atrelado ao grupo de Nilton Figueiredo, o edil terminou o pleito na 15º colocação com 476 votos. Já em 2016, quando recebeu todo o suporte do grupo de Leonardo Rêgo, Alves emplacou o primeiro lugar obtendo 959 votos, mais que o dobro da eleição anterior.
Por essa razão, há quem diga que a "pulada de cerca" de Renato Alves poderá lhe render consideráveis prejuízos eleitorais mais à frente, já que o epíteto "vereador tapioca" deverá ecoar fortemente entre aqueles que não compreenderem a postura adesista do parlamentar do DEM. Conjecturas à parte, entendo ser necessário a manutenção do respeito ante a decisão pessoal do edil, algo que jamais nos faltará enquanto comunicador comprometido apenas com a divulgação dos fatos.