Plano Integrado das Eleições 2018 é apresentado aos Chefes de Cartórios do RN.

O TRE-RN recebeu em sua sede os Chefes de Cartório das 69 Zonas Eleitorais do estado para a apresentação oficial do Plano Integrado das Eleições 2018 (PIELEI). O evento aconteceu no Plenário da nova sede, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 215, Tirol e contou com a presença de diversas autoridades deste Regional Eleitoral.

O Presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, realizou a abertura da reunião, desejando boas vindas aos presentes e ressaltando a importância do momento de preparação para o pleito, marcado para 07 de outubro deste ano. Ele também destacou que os Chefes de Cartório, por trabalharem mais diretamente com o eleitorado, conhecem bem a realidade de cada município e de suas respectivas Zonas Eleitorais. "Além do preparo com as eleições, esses servidores podem contribuir de forma decisiva, trazendo sugestões e críticas para que, juntamente com a grande equipe da Direção Geral e da alta gestão, trabalhem na execução do plano das eleições", afirmou o Presidente.

Em seguida, a Diretora-Geral do TRE-RN, Andréa Campos, também desejou as boas vindas aos Chefes de Cartório e registrou a satisfação em recebê-los na nova sede do Tribunal. Além disso, explanou o Panorama das Eleições 2018, trazendo informações gerais e respondendo questionamentos feitos por alguns servidores presentes. Ela também apresentou o cronograma do evento, ressaltando os momentos importantes programados para o dia. Dentre os tópicos abordados, destacam-se dados estatísticos, como a quantidade de pessoas envolvidas no pleito, 36 mil; e também o custo por eleitor, que, considerando os dois turnos, chega ao valor de R$ 6,37. Ao fim, Andréa Campos agradeceu aos Chefes de Cartórios e parabenizou pelos trabalhos realizados para a avaliação e planejamento das eleições 2018, biometria ordinária e revisional, eleições suplementares e rezoneamento da capital e do interior.

Na continuidade, o Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica do TRE-RN, Rey Vinas, realizou a apresentação oficial do Plano Integrado das Eleições 2018 (PIELEI) aos Chefes de Cartório. Conforme explicou o assessor, o Plano é dividido em 16 grandes processos de trabalho, sendo cada um destes divididos em subgrupos que contribuem para a melhor execução das tarefas. Ele também explicou o funcionamento do SIGA – Sistema Integrado de Gerenciamento de Atividades das Eleições, que é o sistema através do qual os servidores podem acompanhar e monitorar as execução das tarefas do pleito deste ano. Além disso, o Portal das Eleições, o final do alistamento, o Vale-Postal e os auxiliares de apoio também foram temas abordados pelo servidor.

O encontro também contou com a realização de mesas-redondas com discussões focadas nas áreas de Administração e Orçamento, Secretaria Judiciária, Fiscalização, Comunicação e Tecnologias da informação, com apresentações de secretários das suas respectivas pastas, assessores e servidores. No encerramento, foram realizadas premiações a vencedora do concurso que nomeou o novo sistema de monitoramento da execução das atividades das eleições - SIGA e a entrega do Selo 'Biometria' aos Cartórios Eleitorais com melhores desempenhos. Em breve divulgaremos mais detalhes sobre as apresentações e premiações.