Comarcas de Acari, Parelhas e Umarizal começam a utilizar o sistema Processo Judicial Eletrônico a partir desta segunda-feira (30).

O sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) entrou em operação, nesta segunda-feira (30), nas comarcas de Acari, Parelhas e Umarizal. Em julho, já é de nove o número de comarcas que passaram a utilizar a ferramenta eletrônica de tramitação processual. As outras seis são Pau dos Ferros, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Cruzeta e Martins, que iniciaram a utilização do sistema há uma semana.

Com isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN (Setic) instalou o sistema em 41 comarcas. Mais da metade das comarcas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte já utiliza o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em suas unidades. A previsão da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN (Setic) é que o sistema esteja em funcionamento em todo o estado até outubro deste ano.

O PJe é uma ferramenta criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir a segurança e melhorar a comunicação entre os tribunais e demais partes integrantes dos processos. No TJRN, o sistema eletrônico vem sendo utilizado desde 2013 e a partir de abril deste ano vem sendo expandido para diferentes comarcas, semanalmente. A conclusão desta iniciativa deverá ocorrer até 22 de outubro.

O TJRN já trabalha com o PJe nas comarcas de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Assu, São Gonçalo do Amarante, Areia Branca, Ceará-Mirim, Baraúna, João Câmara, Upanema, Campo Grande, Nova Cruz, São Tomé, Extremoz, Touros, Nísia Floresta, Apodi, Arez, Monte Alegre, Pedro Velho, São José de Campestre, Caraúbas, Tangará, São José de Mipibu, Goianinha, Canguaretama, Santo Antônio, Poço Branco, Pau dos Ferros, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Cruzeta, Martins, Acari, Parelhas e Umarizal.