Em Pau dos Ferros, profissionais que compõem as equipes de saúde da atenção básica do município participam de capacitação.

Nesta quinta-feira (12), enfermeiros e médicos da Atenção Básica do Município de Pau dos Ferros e mais 36 municípios participam de uma capacitação sobre a Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU).

O evento, que ocorrerá até essa sexta-feira (13), está sendo realizado na IV Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).

Com o objetivo de ampliar e fortalecer o serviço de acessibilidade do método contraceptivo, os profissionais da Secretaria de Saúde participaram de aulas teórico-práticas para discutir as melhorias na oferta do método para as mulheres nas Unidades Básicas do nosso Município.

O método contraceptivo de longa duração não possui hormônio, é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar, pois o cobre liberado pelo dispositivo interfere no número e no transporte de espermatozoides, além de dificultar a movimentação do óvulo pela trompa, impedindo a fecundação.

Toda mulher que está em busca de um método contraceptivo deve procurar ajuda profissional para avaliação da melhor conduta a ser aplicada para cada caso. O DIU é um método que evita a gravidez.