Cosern amplia ação de segurança para prevenir acidentes com a rede elétrica em cidades-polo do interior; Pau dos Ferros está na lista.

Depois de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, amplia a partir da próxima segunda-feira (03) para cidades-polo das cinco regiões do estado a ação de prevenção de acidentes com a rede elétrica na construção civil que vem sendo feita desde o início de agosto em parceria com lojas de venda e locação de andaimes.

Nesta 2ª fase da ação, serão afixados 2.250 etiquetas em andaimes de 07 lojas em Ceará Mirim, Goianinha, Mossoró, Pau dos Ferros e Currais Novos.

Os andaimes são estruturas fundamentais para o trabalho de mestres de obras, pedreiros, pintores, soldadores, montadores, serventes e outros profissionais da área de construção civil.

De acordo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a construção civil é atividade na qual mais acontecem acidentes envolvendo a rede elétrica no Brasil – na maioria dos casos, por falta de cuidados básicos tais como manter distância segura da rede, redobrar a atenção com barras de ferro, sarrafo e outros tipos de matérias metálicos (confira dicas de segurança abaixo).

Depois da construção civil, os furtos de energia (o popular "gato"), seguido da instalação inapropriada de antenas de TV, são os maiores causadores de acidentes com a rede elétrica no Brasil.

Para prevenir essas ocorrências, a Cosern mantém um programa permanente de ações nas comunidades, além de um trabalho educativo de divulgação de dicas de segurança nos meios de comunicação e nas contas de luz, palestras em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes nos principais eventos culturais do estado.