Encanto é o quinto município do RN a promover Conferência de Saneamento Básico.

Dos 86 municípios inseridos no projeto da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Encanto foi o quinto município do Estado a finalizar as atividades relacionadas à construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), e o primeiro do Alto Oeste, nesta terça-feira (28).

O êxito do trabalho foi ressaltado na fala do prefeito Atevaldo Nazário, durante a realização da primeira conferência ligada ao instrumento abrangedor de parte das políticas públicas de meio ambiente – projeção para os próximos 20 anos. "O nosso plano vem com um impacto ambiental para promover o aumento de qualidade de vida da nossa população, na prevenção de doenças", acrescentou se reportando à plenária.

Presidido pela coordenadora do Comitê Executivo do PMSB, Carla Silveira, o evento teve a importante participação dos engenheiros Álvaro de Medeiros e André Câmara de Brito. Os dois apresentaram não só as fases cumpridas, como também trechos contidos no documento.

De maneira semelhante, deixou sua contribuição a prof.ª dr.ª Larissa Ferreira, da UFRN, e a técnica da Funasa Evanete Gomes. Outro que esteve na ocasião, somando nos debates, foi o vice-prefeito Raimundo Nonato Nogueira (Nonato Guedes).

Em sua etapa final, a conferência serviu, além da aprovação do instrumento, à formação do Conselho Municipal de Saneamento Básico. O órgão consultivo é integrado por representantes dos poderes, entidades não-governamentais, prestadoras de serviços e usuários.