2º turno: TSE autoriza tropas federais para 73 municípios do RN.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de força federal para 73 municípios do Rio Grande do Norte. A decisão foi tomada nessa terça-feira (23), durante sessão administrativa. O segundo turno será realizado no próximo domingo (28).

De acordo com informações do Portal No Ar, no primeiro turno, o RN recebeu o reforço de tropas federais em 97 municípios. A redução, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), se deve por se tratar de um pleito mais simples e tranquilo.

A atuação das forças federais nas eleições é medida prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). As solicitações aprovadas pelo TSE na sessão desta terça-feira serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Ainda nessa terça (23), o TRE se reuniu com membros das forças de segurança que vão atuar no segundo turno. O encontro teve como pauta as estratégias que serão utilizadas no dia da votação para garantir a tranquilidade.

A reunião foi presidida pelo corregedor e vice-presidente do TRE-RN, Desembargador Cornélio Alves, e contou com a presença do Comandante da 7.ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Carlos Sydrião, da Secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas, e de representantes das forças de segurança do estado.

No Brasil, o TSE autorizou o envio das Forças Armadas para 356 localidades, de 11 estados. No primeiro turno, o número havia sido de 513 municípios, nas mesmas unidades federativas.

Confira abaixo a lista dos municípios do RN que terão reforço federal: