Justiça Eleitoral do RN espera concluir apuração dos votos até as 22h de domingo (07).

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estima que a apuração dos votos no primeiro turno das eleições deste ano deve ser concluída até as 22h do próximo domingo, 7. A votação acontece das 8h às 17h em todo o Estado, e o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas que têm entre 18 e 70 anos.

O processo de totalização dos votos será mais rápido no pleito deste ano por causa da instalação de 176 pontos de transmissão dos resultados. A partir desses locais, os dados das urnas serão encaminhados para Natal, onde fica a central de apuração.

A instalação dos pontos de transmissão foi uma forma encontrada pelo TRE-RN para compensar o provável atraso no encerramento da votação, já que o eleitor deverá votar em seis candidatos este ano (deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente – nesta ordem).

Em quase 96% dos municípios potiguares, a habilitação dos eleitores para votar será por meio da identificação biométrica.

O eleitor terá à disposição três opções de sistemas para acompanhar a apuração dos votos em tempo real: os aplicativos "Resultados" (disponível para smarphones) e "Divulga" (disponível para desktops ou notebooks) e o site "DivulgaWeb".