Prefeitura de Pau dos Ferros intensifica instalação de câmeras para garantir maior efetividade do sistema de videomonitoramento.

Pensando na segurança da população e turistas que frequentam a cidade de Pau dos Ferros diariamente é que a atual gestão está em fase de concluir a instalação das últimas câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento da cidade.

As imagens em foto ilustram e transmitem a dimensão do projeto executado através de uma parceria entre Prefeitura, a empresa BRISANET Telecomunicações, Policia Militar e Civil.

No intuito de prevenir e combater a insegurança vivenciada atualmente pelo norte-rio-grandense, o comando da segurança pública do município passa a contar com um sistema moderno e que já possui 64 câmeras de alta resolução em pleno funcionamento.


Nos próximos dias serão instaladas mais 10 câmeras, totalizando 74 equipamentos, isso ampliará ainda mais a efetividade do acompanhamento.

Três dessas câmeras são conhecidas como Speed Dome - possuem visão de 360 graus - e estão instaladas em pontos estratégicos. Todos os equipamentos são conectamos a rede de fibra ótica, algo pioneiro no Brasil, e possuem imagens em FULL HD, equivalentes a filmes em blu-ray.

Com isso é possível monitorar grandes áreas e fazer o reconhecimento de pessoas e placas de veículos, mesmo que estejam distantes, pois as câmeras possuem zoom de até 23X e podem ser controladas em tempo real diretamente no Centro de Comando.

A plataforma "cliente servidor" possibilita acesso as imagens, utilizando, claro, uma confirmação de usuário e senha. Essa característica proporciona o acesso remoto até mesmo utilizando aparelhos celulares para exibir as imagens.

O raio de cobertura abrange um longo alcance, todas as entradas e saídas do município são diariamente monitoradas, assim como os locais de maior fluxo e movimentação, além de prédios públicos.

O Centro Integrado Operações de Segurança Pública - CIOSP -, está localizado no 7º Batalhão de Polícia Militar, onde foi estruturada uma sala com recursos próprios da municipalidade para garantir a operacionalização do projeto.

O espaço possui equipamentos que auxiliam o trabalho de captação das imagens ininterruptamente, além de 03 monitores de 50 polegadas que oferecem uma visão nítida de todos os equipamentos já posicionados.

Caso seja detectado qualquer ação suspeita ou delituosa, será possível dar uma resposta imediata e dimensionada, onde o efetivo policial deverá ser encaminhado diretamente aos locais que estejam ocorrendo o fato.

É através desse projeto audacioso e que já está servindo de exemplo para outros municípios, que a gestão municipal, em parceria com a BRISANET, busca dar uma abordagem pró-ativa para o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de operações mais eficazes no combate ao crime e ao vandalismo contra o patrimônio público.