Pau dos Ferros: vereadores Gugu Bessa e Sargento Monteiro "baixam a guarda" e até "flertam" com Grupo Situacionista. Nada além de uma boa amizade?

Em Pau dos Ferros, os acontecimentos do tempo presente nos bastidores da política local em nada assemelham-se com aqueles bastante conflituosos de um passado recente protagonizados entre os integrantes dos grupos de oposição e situação, sobretudo no âmbito da Câmara Municipal.

Se até pouco tempo a convivência dos vereadores oposicionistas com os parlamentares defensores da gestão Leonardo Rêgo era considerada como extremamente hostil, agora, ante as últimas "demonstrações públicas de afeto", podemos dizer que o quadro mudou radicalmente, especialmente no que tange aos comportamentos dos vereadores Gugu Bessa e Sargento Monteiro que, pelo visto, resolveram, "baixar a guarda" sob a égide de um discurso (ensaiado) voltado à tese da convivência política civilizada.

Esta semana, por exemplo, durante uma visita de cortesia do deputado estadual Getúlio Rêgo ao gabinete do atual presidente do Legislativo, Hugo Alexandre, pudemos visualizar gestos de camaradagem por parte de Gugu e Monteiro para com os situacionistas, já que os edis fizeram questão de posar para uma foto ao lado do pai do prefeito Leonardo e do vereador Gilson Rêgo, cena inusitada que levou algumas pessoas a considerar a imagem como uma sinalização de reaproximação política que, até o momento, segue sendo refutada, ao menos oficialmente.

No entanto, há quem diga que o encontro não teve nada de casual. Segundo a fonte, tanto Gugu quanto Monteiro já estariam até "flertando" com a possibilidade de flexibilização de posturas no parlamento municipal, algo que facilitaria e muito o projeto de reeleição do atual Chefe do Executivo. 

A "costura" estaria sendo feita pelo presidente Hugo Alexandre que, possivelmente, exercerá o papel fundamental de eliminar os obstáculos em projetos do Poder Executivo na Casa Legislativa, começando por arrefecer os ânimos dos adversários do prefeito Leonardo Rêgo na Câmara.

Na ala oposicionista mais radical Gugu e Monteiro já estariam sendo vistos com olhares atravessados - beirando a desconfiança. Contudo, sem perspectivas alvissareiras para 2020, a tendência no grupo é que o assunto seja ignorado pelos principais 'caciques', o que evitaria a debandada de forma definitiva.

Enquanto não há uma definição, se é que haverá, até lá... espera-se a continuidade do clima monótono na política local, sem os tradicionais enfrentamentos.

Sem dúvidas, um verdadeiro "céu de brigadeiro" para o grupo situacionista.