Apodi receberá unidade móvel da Sesc Saúde Mulher; serviço social realizará mamografias e preventivos gratuitamente.

A cidade de Apodi será o primeiro destino de 2019 da Sesc Saúde Mulher e o 28º desde que começou a atuar no estado. A unidade móvel do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, disponibilizará mamografias e preventivos, além de orientações sobre saúde sexual feminina, de 12 de fevereiro a 29 de março. A solenidade de instalação, na qual a população pode conhecer a estrutura da unidade, acontece dia 11 de fevereiro, às 19h, na praça em frente à igreja matriz.

A meta do projeto é realizar 1.984 exames, divididos entre mamografias (992) e preventivos (992), também conhecidos como Papanicolau, além de 2.100 orientações sobre saúde. Enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice compõem a equipe que assistirá às apodienses. A estrutura é equipada com consultório ginecológico, sala de mamografia com mamógrafo digital, banheiro, sala de atendimento e área externa para as palestras.

Os agendamentos dos exames já estão sendo realizados no munícipio por meio dos agentes de saúde, e poderão ser feitos na própria unidade após a solenidade de instalação. Podem fazer o exame Papanicolau mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Já as mamografias são destinadas a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Os documentos necessários para o agendamento dos exames são RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. A Sesc Saúde Mulher funciona às segundas-feiras, das 13h às 17h; e de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e nas sextas-feiras, das 8h às 12h.

Sobre o projeto

O RN foi pioneiro no país ao receber, em 2012, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, à época um projeto piloto. Desde então, já foram realizadas 19.113 mamografias e 24.105 preventivos, além de 144.757 ações de educação em saúde.

Das mais de 50 mil mulheres atendidas pela unidade em 27 municípios potiguares, foram detectadas alterações em 806 delas a partir dos exames ofertados pelo projeto, sendo encaminhadas ao serviço público de saúde para dar continuidade ao tratamento.