Prefeitura de Encanto apoia campanha de combate à brucelose nos rebanhos bovinos.


"Vacinar é um bom negócio" é o tema da imunização estadual contra uma das zoonoses que se instalam nos bovinos e bubalinos, a brucelose, a qual tem ganhado o suporte do município de Encanto, através de parcerias firmadas pela Secretaria de Agricultura no tocante à discussão.

Direcionada às bezerras de 3 a 8 meses de idade e exigida a partir deste ano, a vacinação será assunto de uma reunião nesta quinta-feira (08), às 8h30min, no Centro Social José Fernandes de Queiroz (CESJOFEQ), situado na Ponta da Serra. O momento está reservado à fala de técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).

Por causar aborto e problemas reprodutivos, a doença – que, inclusive, tem notificações de casos humanos no Rio Grande do Norte – se tornou ainda preocupante em locais onde há a prática da bovinocultura leiteira, pois uma de suas formas de transmissão é a ingestão de leite contaminado.

A Agricultura informou que o prazo para aplicação da B19 é 15 de setembro. Após essa data, os produtores negligentes ficarão impedidos de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), estando sujeitos a outras restrições e advertência. Em caso contrário, da posse do atestado veterinário, é obrigatório comprovar a imunização.