Se o clima político na cidade de Rafael Fernandes já estava quente com os últimos acontecimentos, agora, com o vazamento de um áudio em que aparece a, suposta, voz do presidente da Câmara Municipal, Jório Cézar (MDB), pedindo apoio em troca de emprego, certamente, fará a atmosfera do lugar "pegar fogo" de vez!
De acordo com a nossa fonte, a nova celeuma na "terra de Santa Luzia" emergiu a partir do surgimento de uma gravação que, supostamente, teria sido captada por um dos interlocutores que participava da resenha na calçada de uma senhora por nome de Dona Zilda, ocasião em que Jório Cézar teria se apresentado como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020, numa possível infração de promoção de campanha eleitoral antecipada, e até chegando ao cúmulo de oferecer emprego para um dos moradores da residência em troca de apoio político.
Complementando a informação, nossa fonte assegura que a gravação foi feita em pleno ambiente público (calçada de Dona Zilda), inclusive, asseverando que no áudio chega a ser perceptível a passagem constante de veículos na BR-405, que cruza a cidade de Rafael Fernandes de ponta a ponta, algo que seria improvável de ser captado em um ambiente fechado e, em verdade, endosso que quando se escuta o áudio com bastante atenção, percebe-se o barulho de veículos acelerando.
Mas, o ponto alto da polêmica está no conteúdo da gravação, exclusivamente nos trechos em que, supostamente, Jório Cézar afirma: "Eu chegando lá, eu vou dar um emprego a vocês. Eu conheço o povo. Eu conheço o povo que precisa. Eu conheço o povo que merece."
Em outra parte do áudio, a possível voz do presidente da Câmara cita nomes de pessoas que foram beneficiadas com emprego na prefeitura, com um certo tom de revolta. Ele diz: "Deram um emprego agora sabe a quem? Deram um emprego agora pra aquele filho de Patrícia. Patrícia com uma loja, empresta dinheiro a juros", e acrescenta: "Empresta dinheiro a juro, tem uma loja, vende casa pela caixa... aí foram dar um emprego lá".
Ainda na gravação, supostamente, o presidente do Legislativo é mais incisivo na promessa de emprego em busca do apoio da família de Dona Zilda, senhora que possivelmente é a proprietária da casa, cuja calçada proporcionou momentos de flagrante desrespeito à legislação eleitoral. "Vamos lutar junto. Confiando em Deus, eu chegando lá, eu tiro um empreguim pra casa de Dona Zilda. Se chegar lá, eu arrumo o de vocês", promete Jório.
Vale salientar que a nossa fonte deixou claro, e as gravações também, que no local haviam mais pessoas interagindo na conversa, porém, resolvemos preservar a identidade dos demais, já que o principal agente incentivador da possível infração eleitoral seria, em tese, o presidente da Câmara, Jório Cézar, que, aparentemente, prefere ignorar a legislação eleitoral objetivando a concretização de seu audacioso projeto político de poder.
Casos como este não são raros nos pequenos municípios do nosso RN, é que, infelizmente, somente com a legítima denúncia do cidadão é possível que ocorra uma fiscalização mais rigorosa por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE/RN), que, certamente, investigará esta situação a partir da divulgação deste áudio e, consequentemente, da repercussão na imprensa.
Confira abaixo o vídeo contendo o áudio da gravação, detalhe: postado em nossa conta do YouTube para facilitar o acesso do webleitor às conversações: