Eduardo Bolsonaro visita estruturas móveis do Sesi e Senai em Natal; parlamentar se surpreendeu com estrutura existente no RN.

Durante o intervalo dos painéis do 37º Encontro Econômico Brasil Alemanha, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, junto com o presidente da CNI, Robson de Andrade, mostraram as unidades móveis do SESI-RN e do SENAI-RN ao deputado federal paulista Eduardo Bolsonaro (PSL). O parlamentar se surpreendeu com as estruturas, exaltando o poder transformador dessas unidades para os trabalhadores. 

"Andei conhecendo um trabalho que eu não sabia que existia, mas o SESI e o SENAI colocam uma espécie de viaturas itinerantes com escolas profissionalizantes, atendimento médico que serve para cumprir exigências legais na hora da contratação. Então, é bacana ver que existe esse interesse na saúde e no desenvolvimento educacional da mão de obra brasileira, isso qualifica melhor o salário e desenvolve melhor o país", falou Eduardo Bolsonaro.

No encontro, o SESI RN está com três unidades ocupacionais (audiometria, sala de exames, consulta no médico). Erica Zurana, enfermeira de trabalho do SESI, acompanhou e contou o que foi conversado. "A unidade vai até o trabalhador, ele tomou conhecimento e gostou, ainda mais até a comunidade, dá comodidade porque leva o trabalhador, já que muitas vezes eles não têm acesso aos serviços para realizar exames laboratoriais importantes", afirmou a enfermeira.

Outro projeto visitado foi o dessalinizador solar do SENAI CTGAS-ER, com a tecnologia vinda de Israel. Ciro Lobo, técnico de laboratório do CTGAS-ER, explicou a importância dessa vistoria para o futuro do projeto como política pública. "Trouxemos o dessalinizador, eu vejo a visita com bons olhos. Pois percebendo que nós percebemos produzir localmente. Talvez venham investimentos maior nessa área, trazendo prospecção para a população do interior do estado", relatou o estudante.

Heyder Dantas, Diretor e Primeiro secretário da FIERN, acompanhou Eduardo durante toda a visitação e avaliou o quanto de positivo vai ser para o estado esse conhecimento do deputado. "Fizemos uma apresentação dessa estrutura do SESI e do SENAI. Com isso, esperamos que tenha apoio para a gente disseminar e aumentar o nosso projeto de dessalinizadores para o estado do Rio Grande do Norte. Com ênfase em aprovar recursos que venham beneficiar o SESI, SENAI CTGAS-ER", argumentou o diretor.

Ao todo, no SESI RN, são sete unidades móveis do estado dedicadas à saúde do trabalhador, dentre as principais: saúde ocupacional, audiometria, radiologia. No SENAI-RN são 12 entidades que cuidam de cursos técnicos para estudantes das mais variadas áreas, como panificação, soldagem, eletrotécnica.