Município de Encanto realizou "Dia D" no combate ao sarampo no último fim de semana.

A Rede Pública de Saúde de Encanto recebeu, no último sábado (19), a população infantil para averiguação da carteira de vacinas no que se refere à proteção contra o sarampo. No município, o "Dia D" da campanha nacional aconteceu nos turnos matutino e vespertino, no perímetro urbano.

A certificação da vacinação contou com a competência do grupo de profissionais escalado para o trabalho. “Foi só checado e dado o ok”, afirmou o coordenador do Centro de Saúde, Diego Vasconcelos, sobre os cartões onde constavam as duas doses obrigatórias, no intervalo etário de 12 meses a 5 anos.

Neste ano, contudo, existe um diferencial. A prefeitura cumpre com a orientação federal: o Ministério da Saúde instituiu em 2019 a chamada “dose zero”, voltada ao público de 6 a 11 meses de idade. 

"As crianças nessa faixa não tomam, pelo calendário vacinal, a tríplice viral, que é a vacina do sarampo. Mas, devido aos surtos que estão ocorrendo, fizeram com que elas tomassem essa dose extra. São casos novos, crianças que estão tomando pela primeira vez a vacina", explicou Diego.