No 'Outubro Rosa', Prefeitura de São Francisco do Oeste zerou demanda de exames de Mamografia e Ultrassonografia Mamária.

A Prefeitura de São Francisco do Oeste, na perspectiva de Promoção à saúde e em referência à campanha 'Outubro Rosa', mês em que há um alerta à sociedade para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, garantiu suporte à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através de seu Departamento de Gestão e Regulação dos Serviços de Saúde, cumprir o objetivo de zerar a demanda reprimida dos procedimentos de Exames de Radiologia em Mamografia e Exames de Ultrassonografia Mamária.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, estimam-se cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019. Esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres da região Nordeste. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura.

A mamografia deve ser feita anualmente, principalmente para mulheres com mais de 35 anos.

"Eliminar a fila de espera para esses exames tão importantes é muito gratificante. Quando iniciamos esta empreitada as dificuldades eram enormes, mas, aos poucos fomos conseguindo organizar essa demanda reprimida, e também atender as novas solicitações que surgiam no dia a dia. São exames importantíssimos de prevenção, e o nosso foco foi atingir uma meta satisfatória à população", destacou o prefeito Lusimar Porfírio.

Segundo informações obtidas junto à assessoria de comunicação do município, também foi zerada a demanda de exames de cardiologia, ortopedia e ginecologia, detalhe: antes do final do mês de outubro.