Parceria entre a Prefeitura de Pau dos Ferros e o Tribunal de Justiça resultou na realização de 37 casamentos comunitários em mais uma Edição do 'Justiça na Praça'.

A programação de mais uma ação do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do TJRN em Pau dos Ferros, começou com palestras ministradas para todos os casais e seus familiares e culminou com a cerimônia de casamento comunitário, no sábado (30), no espaço do Mercado Público, com celebração realizada pelo juiz de direito, Osvaldo Cândido.

Trinta e sete casais participaram da solenidade que marca o encerramento das atividades do NAPS na região oeste do Rio Grande Norte, este ano. A equipe segue para Parnamirim onde será realizada a 58ª. Edição do "Justiça na Praça" finalizando o cronograma 2019.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito, Leonardo Rego, primeira dama Erika Regi, a vice-prefeita, Zélia Leite, a secretaria de Ação Social e também organizadora local do evento, Emília Freitas, e demais secretários do munícipio, além da coordenadora geral do NAPS, desembargadora Maria Zeneide Bezerra e sua equipe.

A desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora geral há mais de uma década do Núcleo, falou do "olhar diferenciado que os gestores de Pau dos Ferros têm, em comunhão com os que fazem o Judiciário”.

Um dos casais participantes foi o formado por Francisco Márcio Falcão e Sheila Paula Ferreira da Silva. Eles fizeram seus votos publicamente e representaram todos os casais presentes ao momento de formalização de suas uniões civis.

O juiz Osvaldo Cândido elogiou o trabalho incansável e com resultados tão significativos "que inspira a todos nós que fazemos o Judiciário a fazê-lo cada vez melhor”. Aos noivos, o magistrado ressaltou os ensinamentos bíblicos em relação à importância da família que deve caminhar junta em busca da felicidade mútua.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego externou sua satisfação em poder mais um ano estar participando do casamento comunitário por meio da parceria consolidada entre o município e o Tribunal de Justiça. "Não haveria data mais propícia, a semana em que comemoramos nossa padroeira e a entusiasta desembargadora Zeneide Bezerra que sempre nos honra com sua presença e de sua equipe, entrelaçando interesses sociais que beneficiam a população", afirmou o prefeito.

Saber e Arte

Palestra ministrada pela servidora e pedagoga Adriana Menezes contou com a participação de todos os noivos, na noite anterior ao casamento. A servidora da Ação Social, Thaísa Matos cantou o hino nacional e o saxofonista pauferrense Vilcemar tocou a macha nupcial, dois momentos de emoções musicais para os presentes à celebração oficial. 

Outro ponto alto da celebração foi proporcionado pela estudante Quitéria Jales. A jovem saudou os casais com a poesia "Desenvolvimento do Judiciário" de Paula Silva, texto de gratidão ao trabalho prestado pelo Poder Judiciário e ao NAPS. A Companhia Dancart, coordenada por Raul de Castro, com sua arte contemporânea fez apresentação voltada ao tema do casamento e a importância da união e da família, tendo o apoio institucional e a parceria das Secretarias da Cultura e do Desenvolvimento Social.