Pau dos Ferros: Postulações de Dr. Salismar, Professor Valderi e do Radialista Mazzaropi "sufocam" pretensões de Ex-prefeito; Oposição encontra dificuldades para formar uma chapa que dificulte reeleição do Prefeito Leonardo Rêgo.

Ao contrário de anos anteriores, este ano uma enxurrada de pré-candidaturas ao Executivo de Pau dos Ferros, está embaralhando o cenário político local, sobretudo no que se refere à definição de uma chapa no grupo de oposição que possa enfrentar, ao menos com mínimas chances de êxito, o forte projeto de reeleição do prefeito Leonardo Rêgo (DEM), que está realizando obras nos quatro cantos da cidade, apesar da grave crise econômica gerada em consequência da pandemia do vírus Covid-19.

Em virtude de sua inelegibilidade, nos últimos anos o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PL) apontava um nome para a cabeça da chapa e os demais representantes de partidos oposicionistas se contentavam em indicar outra pessoa para uma mera composição. 

No último pleito, o ex-prefeito Fabrício Torquato, pelo fato de estar com a "caneta de prefeito" em mãos (só Deus sabe o que aconteceu nos bastidores), teve como vice a filha do ex-prefeito, no caso, a jovem médica Lara Figueiredo. Ao final do pleito, ambos foram derrotados por Leonardo Rêgo.

Agora, o "balaio de gatos" na oposição é tão grande que fica até difícil fazer uma leitura real do imbróglio político; tudo por conta da insistência de Dr. Nilton Figueiredo em dizer que é pré-candidato a prefeito, mesmo com a sua postulação não passando confiança no âmbito jurídico.

Em virtude disso, o que vemos são vários partidos de oposição lançando pré-candidaturas paralelas na base do "vamos ver no que vai dar", como é o caso do radialista Mazzaropi (PT) e Valderi Idalino (PC do B), que sequer conseguiram obter sucesso em candidaturas ao Legislativo, mas se arriscam em projetos mais ousados que exigem forte capilaridade eleitoral.

Nesta mesma ala, ainda temos a postulação do médico cardiologista Salismar Correia (Solidariedade), que resolveu se envolver na política de Pau dos Ferros, já que para ele não há mais possibilidade de ser candidato a vice-prefeito em São Miguel, terra que até pouco tempo jurava dedicar quase todo seu tempo e vida.

Entretanto, existe um fator que diferencia as citadas pré-candidaturas: a viabilidade jurídica das postulações.

Nesta discussão, Dr. Salismar, o Professor Valderi e até o Radialista Mazzaropi, aparentemente, estão à frente de Dr. Nilton que, segundo pronunciamento recente do prefeito Leonardo Rêgo, "está com a Ficha Suja de A à Z, não só para esta eleição, mas para outras vindouras".

Desta forma, tem-se que se não existir um consenso no grupo de oposição, tanto poderá ocorrer um esfacelamento completo ou o ajuntamento em torno de uma chapa viável juridicamente.

Quanto às chances de vitória? Aí é outra conversa, já que desde o ano de 2004 o grupo político liderado pelo prefeito Leonardo Rêgo venceu todos os pleitos municipais, sendo que o filho do deputado Getúlio Rêgo, caso vença novamente nas urnas, irá para o quarto mandato como prefeito da principal cidade do Alto Oeste do RN, um recorde histórico almejado pelo atual gestor que está trabalhando diuturnamente.

Aguardemos pelas definições. Até lá, haja especulações!