Ministério Público do RN emite recomendações sobre ordenamento de vacinas em Apodi, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra, Severiano Melo e Itaú.

Organizar a logística e a estrutura para a vacinação contra a Covid-19, garantindo o registro de dados no sistema RN + VACINA, o ordenamento nos postos de vacina e a população informada sobre a necessidade de autocadastro. 

São medidas recomendadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em documentos publicados nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do Estado (DOE) e direcionados aos Municípios de Apodi, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra, Severiano Melo e Itaú.

Cada gestão municipal deve organizar o suporte logístico para a retirada das vacinas nas centrais regionais ou estadual, a depender do fluxo estabelecido, bem como distribuição oportuna dos imunobiológicos a todos os postos de vacinação. 

Para fazer esse transporte, é preferencial que o veículo seja refrigerado e equipado com caixas térmicas devidamente ambientadas com bobinas de gelo reutilizáveis e com controle de temperatura por meio de termômetro acoplado.

Depois, precisarão identificar o quantitativo e as condições de funcionamento das salas de vacina e postos de vacinação existentes em seu território, procedendo com a devida atualização das unidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Outros 21 Municípios já foram alvo das recomendações semelhantes: Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Caicó, Pau dos Ferros, Água Nova, Rio do Fogo, Touros, Upanema, Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá, Parnamirim, Encanto, Rafael Fernandes, Francisco Dantas, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, Patu, Messias Targino, São Fernando e Baraúna.