Ministério da Saúde habilitou Oficina Ortopédica do SUS para pessoas com deficiência; nova unidade da 'Abênção' vai atender demanda reprimida em toda a Grande Natal.

Os potiguares com deficiência que necessitam de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção ganharam uma ótima notícia nos últimos dias: Natal terá a partir de janeiro uma oficina ortopédica fixa para a produção desses aparelhos. 

O Ministério da Saúde habilitou a Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção) para abrir a unidade, que terá um papel fundamental para atender à demanda reprimida existente não apenas na capital, mas em toda a Grande Natal.

Fundada e sediada em Pau dos Ferros há 27 anos, a Abenção atende a pacientes de 37 municípios da região do Alto Oeste. É uma instituição de referência no Rio Grande do Norte na atenção integral e gratuita à saúde das pessoas com deficiência por meio do SUS e já administra a primeira Oficina Ortopédica habilitada pelo MS no Estado, também localizada em Pau dos Ferros.

Segundo a diretora-geral da entidade, Nadja Diógenes, a oficina de Natal vai ampliar o serviço para uma região importante do Estado e atingir a muitos potiguares que necessitam desse serviço.

"Há muito tempo planejávamos a implantação dessa oficina, tendo em vista que há muitos PCDs precisando de próteses para garantir sua locomoção e desenvolver suas atividades pessoais e profissionais com toda a autonomia possível. O ato que sela nossa parceria com o Ministério da Saúde chega em ótima hora", celebra Nadja Diógenes.

A Abenção já tem toda a estrutura pronta em Natal e conta também com uma equipe de técnicos multiprofissionais que vão atuar na unidade, dentre eles Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Técnicos Ortesistas e Protesistas. Faltava apenas a habilitação do Ministério da Saúde para poder começar a operar.

Entre outros instrumentos, as oficinas também produzem e oferecem, gratuitamente: coletes, palmilhas, calçados ortopédicos, cadeiras de rodas adaptadas, bengalas, muletas, andadores, aparelhos que corrigem alterações motoras e adaptações diversas na área da Tecnologia Assistiva, para pessoas com deficiências físicas e outros tipos de deficiências.

A diretora Nadja Diógenes ressalta ainda o apoio que teve da classe política do Estado para consolidar a parceria com o Ministério da Saúde, em especial do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, dos deputados federais Beto Rosado, Benes Leocádio e General Girão; dos deputados estaduais Raimundo Fernandes e Getúlio Rêgo; e do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo. "Todos deram uma contribuição importante e já se mostraram dispostos a estender o apoio nas próximas etapas que teremos", agradece a diretora da Abenção.