Governo do RN implanta sistema biométrico para emissão de novas carteiras de identidade; documento conterá várias informações como CNH, Cartão do SUS, CTPS e Título de Eleitor.

O Governo do Estado lançou, nesta semana, o sistema de Registro Biométrico do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep). O novo sistema vai permitir, a partir da próxima segunda-feira (20), a emissão da nova carteira de identidade contendo o número da CNH, Cartão SUS, Tipo Sanguíneo, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor, Identidade Profissional, entre outros, em um só documento.


O novo modelo da carteira de identidade é baseado no Decreto 9.278 de 05 de fevereiro de 2018 que estabelece o formato único e que deve ser seguido por todos os estados da federação. As carteiras de identidades emitidas no sistema anterior continuarão válidas, não sendo necessário correria para emitir a nova identidade. O investimento é de mais de R$ 20 milhões com recursos do projeto Governo Cidadão e do Itep.

A nova identidade virá com um QR Code que será utilizado em aplicativo para Android e IOS permitindo ao cidadão ter o RG em formato digital. Como principal elemento de segurança, a biometria utilizará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), uma das mais modernas plataformas de identificação humana do país.

Por ser mais segura, a emissão da nova identidade passará por processo rígido de conferência pelo próprio Itep. Por isso, ela não será entregue no mesmo dia. O cidadão terá que esperar por aproximadamente 15 dias.

Interiorização

A instalação de unidades do ITEP em todos os municípios será possível através de convênios com as prefeituras e com a Federação das Câmaras Municipais no RN.

O presidente da Câmara Municipal de Natal e da Federação das Câmaras Municipais, vereador Paulinho Freire confirmou a ampliação do convênio existente.