Campanha de Dr. Pio já pagou R$ 84 mil reais ao Instituto ITEM nesta eleição. "Grupo Cidadão 190" divulgou pesquisa da mesma empresa nesta sexta-feira em Pau dos Ferros. Contratante já sabia da "parceria" entre candidato e o Instituto?

Informar ao eleitor com credibilidade faz-se necessário, independentemente se o nosso dever de ofício possa gerar controvérsias entre alguns: o importante sempre será estar ao lado da verdade dos fatos; principalmente se for para desmistificar algumas "piruetas midiáticas" que acontecem, em alguns casos, às vésperas de quase todas as eleições.

Feita a nossa introdução, passo a chamar a atenção para o eleitor da cidade de Pau dos Ferros sobre um fato curioso que identifiquei no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao acessar ferramenta DivulgaCand, onde constam todas as informações dos candidatos, desde o cargo de presidente da república a deputado estadual.

Pois bem. Verificando minuciosamente as respectivas despesas dos candidatos em suas prestações de contas enviadas ao TSE, fiquei espantado com o valor pago pela campanha do candidato a deputado federal, Pio X Fernandes (MDB), ao Instituto de Pesquisas ITEM, que já recebeu da campanha milionária do ex-prefeito de Luís Gomes o montante de R$ 84.000,00 (Oitenta e Quatro Mil Reais); despesa que não classifico como ilegal, mas, notadamente, revela uma "parceria financeira" entre o Instituto de Pesquisas Eleitorais e o candidato. Esta assertiva todos podem constatar pesquisando no DivulgaCand, do TSE. Fato!

Coincidentemente, nesta sexta-feira (30), o "Grupo Cidadão 190" divulgou no instagram os números de uma pesquisa realizada em Pau dos Ferros pelo mesmo Instituto ITEM, cujos proprietários tem motivos de sobra para, no mínimo, serem gratos a Dr. Pio X Fernandes por investir tanto dinheiro nesta empresa que, claro, não dispensaria um bom contrato para realizar sondagens; ainda mais por quase 100 mil reais (84.000,000 - especificamente).

Minha dúvida é se o responsável pelo "Grupo Cidadão 190" já sabia desta proximidade comercial entre a campanha de Dr. Pio e o Instituto ITEM. Particularmente, acredito que não, caso contrário, talvez, quem sabe, a empresa contratada seria outra pelo proprietário do "Grupo Cidadão 190" (pessoa excelente)... até para evitar suspeições, mesmo que sem provas contundentes de "marmelada".

Quantos aos números divulgados, não questiono a veracidade. Afinal, pesquisa eleitoral é uma "fotografia do momento", que pode mostrar uma tendência variável ou circunstancial. Certeza mesmo, só com a abertura das urnas.

No mais, parabéns ao "Grupo Cidadão 190" pela cobertura destas eleições de 2022. Todo trabalho profissional deve ser respeitado, assim como, seus trabalhadores. Um abraço, amigos!