A 16 dias do 2º turno, vantagem de Lula varia de 3,8 a 10 pontos. Independente da credibilidade dos Institutos de Pesquisa, virada de Bolsonaro no 2º turno seria um feito inédito.


A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) varia de 3,8 a 10 pontos no 2º turno, pelo menos é o que indicam as pesquisas mais recentes. Os percentuais são referentes aos votos válidos. 

A maior distância foi registrada pela Ipec (ex-Ibope). No levantamento, realizado de 8 a 10 de outubro de 2022, o petista aparece com 55% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro marca 45%. Já a menor vantagem foi captada pela Paraná Pesquisas, que indica Lula com 51,9% dos votos válidos e Bolsonaro com 48,1%. Nesta sexta-feira (14), uma nova rodada das pesquisas Datafolha e Ipespe serão publicadas.

Esta eleição presidencial está sendo desafiadora para as empresas que fazem pesquisas. Há muitos resultados indicando sinais divergentes. Ficou difícil saber qual é a tendência real deste momento. É importante dizer que todas as pesquisas estão certas, pois cada uma segue uma metodologia particular. Cada sistema pode ter vantagens e desvantagens, a depender da conjuntura que pretendem apurar.

Independente da credibilidade dos resultados de todos os institutos, é fato que se Bolsonaro conseguir uma virada no dia 30 de outubro seria histórica e, inclusive, um feito inédito já que, até este pleito de 2022, sempre o vencedor do primeiro turno sacramenta a vitória ao final do pleito presidencial.

Aguardemos, pois embora Lula seja franco favorito, resultado infalível mesmo é o das urnas.