Eleitores de Canguaretama e Pedro Velho escolhem novos prefeitos em eleições suplementares no RN.

Os eleitores de Canguaretama e Pedro Velho, ambos municípios de Litoral Sul potiguar, voltarão às urnas no próximo domingo (27) para escolher novos prefeitos e vices em eleições suplementares.


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, as novas eleições nas duas cidades foram motivadas pela cassação das chapas de prefeito e vice-prefeita vitoriosas nas urnas em 2020. Os novos eleitos deverão administrar os municípios em mandatos "tampões" até o fim de 2024.

Em Canguaretama, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou uma decisão do Tribunal Regional do Estado e manteve a cassação do prefeito Wellinson Ribeiro e da vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira.

Wellinson foi considerado inelegível devido a uma condenação criminal na Justiça Federal por crime contra a fé pública.

No caso de Pedro Velho, a prefeita Dejerlane Macedo e o vice-prefeito Inácio Rafael da Costa, tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político, após as eleições de 2020.

Os dois municípios pertencem a 11ª zona eleitoral. Segundo a Justiça, Canguaretama tem 24.006 eleitores aptos a votar nas 80 seções distribuídas 19 locais de votação. Pedro Velho tem 11.605 eleitores organizados em 43 seções eleitorais e 9 locais de votação.