Juizado Especial de Pau dos Ferros entrega R$ 134 mil para projetos de 8 instituições do município.

O juiz Flávio Roberto Pessoa de Morais, titular do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Pau dos Ferros, presidiu a cerimônia de entrega dos alvarás, no valor total de R$ 134 mil, às entidades que desenvolverão projetos com finalidade social, na comarca, com apoio de recursos provenientes de penas pecuniárias, aplicadas pela unidade judiciário.


A solenidade foi realizada no Fórum Dr. Jaime Jenner de Aquino, no último dia 22 de março. As ações integram o programa Devolver para Reparar.

Oito projetos foram contemplados com os recursos das penas pecuniárias. As instituições são a Maternidade Santa Luiza de Marilac, Museu de Cultura Popular de Francisco Dantas/RN, Destacamento de Polícia Militar de Encanto/RN, Sociedade Filarmônica Pauferrense – SFP, Centro de Recuperação Espiritual para Dependentes de Drogas – CREDD, Lar do Padre Guido, Aldeias Infantis SOS Brasil e Instituto Juvino Barreto.

A prestação pecuniária é um tipo de pena alternativa, que pode ser aplicada em crimes de menor potencial ofensivo, com o pagamento de quantia em dinheiro pelo réu.

De acordo com a Resolução nº 99/2012 do Conselho Nacional de Justiça, tais valores, "quando não destinados às vítimas ou aos seus dependentes, serão, preferencialmente, destinados à entidade pública ou privada com finalidade social, previamente conveniada, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde, desde que estas atendam às áreas vitais de relevante cunho social, a critério da unidade gestora".