Conferência de Saúde encaminha propostas para ampliação do SUS no RN.

A saúde pública do Rio Grande do Norte viveu durante esta semana final de maio mais um capítulo importante. Por três dias, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho Estadual de SAúde do RN (CES-RN) reuniram mais de mil trabalhadores, gestores, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater ideias, apresentar as dificuldades e partilhar experiências, tendo como resultado uma série de propostas que vão nortear as melhorias na saúde pública potiguar.


Esta foi 10ª Conferência Estadual de Saúde realizada em solo potiguar, sendo a primeira após uma das maiores crises sanitárias da história, causada pelo coronavírus. Com o mote de reconstrução do SUS - "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia" -, combalido por diversos ataques e estrangulamento de financiamento nos anos recentes, os delegados e convidados da conferência construíram diálogos em oito eixos de trabalho, saindo com cinco propostas e uma diretriz para cada eixo, encerrando nesta quinta-feira (25).

Entre as propostas, que são frutos também das conferências municipais de saúde, estão medidas como o fortalecimento da atenção primária, ampliação do financiamento do SUS, fortalecimento dos cuidados paliativos e melhorias nos atendimentos a populações como quilombolas e LGBTQIAP+.

De acordo com Jomara Carneiro, vice-presidente do CES-RN e coordenadora geral da conferência, os trabalhos do evento cumpriram o esperado. "Foi um momento importante, de defesa da democracia e do SUS. Vamos fazer um relatório e encaminhar todas as propostas, tanto a nível estadual como nacional", ressaltou a cirurgiã-dentista.

O relatório, que é o produto final da conferência, será recebido pela Sesap e pelo CES-RN e enviado também ao Conselho Nacional de Saúde para integrar os trabalhos da 17ª Conferência Nacional, no início de julho, em conjunto com os delegados eleitos no final do encontro estadual.