Sesap distribui 200 mil doses para "Dia D de Vacinação" no RN neste sábado (20).

Neste sábado (20), a população do Rio Grande do Norte terá a oportunidade de garantir a proteção contra influenza, covid-19 e febre amarela. Será o Dia 'D de vacinação', uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com os municípios.

Para isso, a Sesap reforçou a distribuição dos imunizantes, com mais de 200 mil doses entregues aos municípios. Para Influenza foram destinadas 160 mil doses, outras 20 mil doses do imunizante bivalente da covid-19 e a mesma quantidade de vacina contra a febre amarela.

O Dia D é mais uma iniciativa de reforço das campanhas de vacinação no RN, que, assim como todo o Brasil, ainda sofrem com a baixa cobertura. A ampliação é necessária neste momento, em que o sistema de saúde enfrenta uma forte pressão especialmente de casos de síndromes gripais.

A vacinação contra influenza representa uma importante ferramenta de prevenção, pois consiste rm uma infecção de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, sobretudo durante o outono e o inverno.

A meta é de 90% do público-alvo para influenza e bivalente da covid-19, enquanto a da febre amarela é de 95%. Até o momento foram aplicadas 261.915 doses da vacina contra influenza no estado, o que representa apenas 25% de cobertura para os grupos prioritários.

Quanto à vacina bivalente foram 183.954 doses aplicadas, o que corresponde a 19% de cobertura. Já em relação à febre amarela foram aplicadas 452.730 doses, ou seja, 36% de cobertura. Os dados são do sistema RN Mais Vacina e DATASUS.