Em Pau dos Ferros, Prefeita Marianna Almeida cumpre promessa de campanha e sua gestão promove a inauguração do Núcleo de Controle de Zoonoses.

Com projeto pioneiro na região, a Prefeitura de Pau dos Ferros inaugurou, na manhã desta segunda (12), mais uma etapa da implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).


A solenidade festiva de inauguração contou com a participação da prefeita Marianna Almeida, dos vereadores Gugu Bessa, Deusivan Santos, Aldacéia Oliveira e Bolinha, além de secretários municipais, assessores e público em geral.

O projeto voltado especificamente para os cuidados animais, carrega uma alta complexidade que envolve não só a prefeitura, mas também a colaboração da população e, também, do Legislativo para criação de leis necessárias para o funcionamento eficiente do serviço, que se tornará referência na região Oeste.

O núcleo vai realizar vacinação e oferecer serviços de combate a zoonoses, testea rápidos e ambulatório. Esses serviços passarão a funcionar como extensão fixa do trabalho que, inclusive já vem sendo executado através da unidade móvel de saúde animal.

O Núcleo é um projeto que está sendo executado por etapas. A primeira delas foi a Unidade Móvel Animal, que já atua nos bairros da cidade. Nessa nova etapa foi realizada a reforma de um espaço físico para as adequações necessárias, onde será feita a triagem dos animais para procedimentos clínicos e vacinação. Para a execução da reforma, a Prefeitura investiu com recursos próprios, R$ 29.777, 79 (Vinte e nove mil e setecentos e setenta e sete reais e setenta e nove centavos).

Vale salientar que a abertura do Núcleo de Controle de Zoonoses simboliza o cumprimento de uma promessa de campanha feita pela prefeita Marianna Almeida em 2020, e sinaliza um importante passo em termos de saúde pública municipal, garantindo condições dignas de cuidado destes animais, como também o bem-estar e controle das populações animais de cães e gatos na cidade.