Vara Única da Comarca de São Miguel zera processos conclusos há mais de 100 dias em gabinete, abrangendo os feitos pendentes para despacho, decisão ou sentença.

 
A Vara Única da Comarca de São Miguel, na região Oeste do Rio Grande do Norte, zerou os processos conclusos há mais de 100 dias em gabinete, abrangendo os feitos pendentes para despacho, decisão ou sentença.

A meta atingida, ou seja a pauta zero, é especialmente relevante quando se tem em conta que a Vara Única de São Miguel se encontra na terceira colocação entre as unidades de competência ampla de maior entrada processual nos últimos 12 meses. A unidade recebeu, por distribuição, 1.957 novos feitos no período, contando ainda com o segundo maior acervo processual dentre seus pares.

Segundo o magistrado Thiago Mattos de Matos, apesar do cenário desafiador, a unidade vem conseguindo não apenas atingir todas metas anuais do CNJ, desde 2021, como conseguiu zerar todos os processos conclusos em gabinete há mais de 100 dias, em 18 de julho de 2023.

Diante desta perspectiva o juiz de direito titular da unidade pontua: "A marca atingida, de forte simbolismo, revela o compromisso de toda uma equipe de profissionais comprometida com a construção de um Poder Judiciário cada vez mais célere e eficiente", ressalta o magistrado Thiago Mattos de Matos.

Apesar dos inúmeros desafios inerentes a uma unidade judiciária de competência geral, da intensa entrada processual e do acervo historicamente robusto, "o engajamento de todos os envolvidos, aliado à utilização intensa de modernas ferramentas de gestão processual, proporcionou a obtenção de resultados relevantes que acabam por melhorar a prestação jurisdicional, nosso norte e objetivo maior", reforça o juiz.

Ele registra que "os próximos objetivos serão reduzir o tempo de conclusão de todos os processos em gabinete para menos de 60 dias e reduzir o tempo de paralisação dos processos em secretaria de maneira expressiva."