O ministro André de Paula disse que o Governo Federal está empenhado em destravar o processo até o final deste ano e realizar o leilão para privatização do Terminal Pesqueiro no início de 2024. "O Rio Grande do Norte é reconhecido pelo seu enorme potencial pesqueiro. O Terminal vem para dar mais estrutura e condições à comercialização e até a industrialização do pescado, agregando valor à produção", registrou o ministro.
A tarde, a comitiva visitou o Terminal Público Pesqueiro de Natal, onde puderam acompanhar o andamento das obras que há anos encontra-se parado.
Para a senadora Zenaide é de suma importância a presença do Ministro aqui no Estado. "A vinda do ministro da pesca para o Rio Grande do Norte é muito importante. O RN é o maior exportador de atum do Brasil e um dos maiores criadores de camarão do país. E uma das pautas mais importantes é justamente agilizar o término da construção e colocar em funcionamento o Terminal Pesqueiro do Rio Grande do Norte, que faz parte de um projeto de pesca de aquicultura do Brasil, não somente do nosso Estado", declarou.
O ministro cumpre extensa agenda no RN, tendo iniciado ontem e concluindo sua visita e nesta terça-feira (14). Em pauta, estão assinaturas de convênios com o Governo do RN para entrega de equipamentos a colônias de pescadores e convênios para cursos de capacitação. A pauta também inclui reuniões com o Crea, empresas da pesca oceânica, da pesca artesanal e a abertura da 19ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam).
Na reunião, realizada no Centro Administrativo, estiveram presentes, a governadora Fátima Bezerra; o vice-governador Walter Alves; secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; Pesca e Aquicultura da Sape, Heloísa Medeiros; representantes do setor produtivo da pesca e do camarão, Arimar França Filho (diretor da Produmar), Itamar Rocha (presidente da ABCC) e Gabriel Calzavara (Sindipesca). Além dos deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, e os deputados estaduais, Francisco do PT , Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio.