Disputa pela Prefeitura de Natal poderá alterar a formação da bancada federal do Rio Grande do Norte.

O jornalista César Santos, do Jornal de Fato, fez uma análise interessante sobre as eleições municipais deste ano, que poderão mudar a formação da bancada federal do Rio Grande do Norte. É possível que pelo menos uma cadeira de deputado federal tenha novo ocupante a partir de 2025, caso um dos parlamentares que tentarão a Prefeitura de Natal obtenha êxito nas ruas.

Três deputados federais colocam seus nomes à sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos): Paulinho Freire, do União Brasil; Natália Bonavides, do PT; e General Girão, do PL. As candidaturas de Paulinho e Natália são dadas como certas, enquanto que Girão, sem apoio do partido, a tendência é retirar o nome para apoiar Paulinho.

Paulinho Freire e Natália Bonavides vão medir forças com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, do PSD, que lidera todas as pesquisas realizadas e divulgadas até aqui. Dessa forma, Paulinho ou Natália passará para o segundo turno para enfrentar Carlos Eduardo. Com isso, duas suplentes de deputada federal acompanham de perto o processo da sucessão natalense. Uma delas pode herdar um mandato em Brasília.

Samanda Alves, do PT, que é a primeira suplente da federação partidária PT/PCdoB/PV, torce por êxito de Natália. Já a ex-deputada federal Karla Dickson, do União, precisa da eleição de Paulinho para voltar a ocupar mandato na Câmara dos Deputados. No caso do PL, caso General Girão seguisse em frente com o projeto de disputar a Prefeitura de Natal este ano, a primeira suplente Dra. Débora Lacerda ficaria na torcida por êxito nas urnas.