Umarizal está na lista dos Municípios do RN que irão receber novas ambulâncias do SAMU.

Com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), seis municípios do Rio Grande do Norte irão receber 11 novas ambulâncias SAMU: Açu, Baraúna, Mossoró, Riachuelo, São José do Campestre e Umarizal.


A entrega faz parte dos esforços do Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC Saúde, para aumentar a cobertura nacional do serviço de atendimento móvel de urgência com a criação de 14 novos Centrais de Regulação SAMU 192 e distribuição de 537 novas ambulâncias.

Cerca de 12,2 milhões de pessoas serão beneficiadas com o investimento de R$ 112,8 milhões, aumentando de 87% para 93% a cobertura do sistema em todo o Brasil.

Os critérios de seleção para o programa levaram em conta as Macrorregiões de Saúde sem cobertura de SAMU 192 e o menor percentual de cobertura na Região de Saúde.

De acordo com o Ministério da saúde, 14 propostas de 14 municípios em oito estados foram selecionadas em todo o Brasil, respeitando a ordem de prioridade. Outras 128 propostas de 110 municípios foram enquadradas, mas não selecionadas, devido a disponibilidade orçamentária de recursos do Ministério da Saúde. Estes ainda podem ser objeto de propostas parlamentares.