Justiça Eleitoral recebe 128 denúncias sobre propaganda irregular em menos de uma semana no RN.

A Justiça Eleitoral recebeu 128 denúncias de propaganda irregular na campanha eleitoral de 2024 no Rio Grande do Norte em menos de uma semana, entre a última sexta-feira 16 e as 10h desta quarta-feira 21. Esses dados foram registrados pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o sistema foi disponibilizado para a população na última sexta-feira 16, marcando o início do período de campanha. As denúncias podem abranger tanto a propaganda online quanto a tradicional.

O Rio Grande do Norte ocupa o quarto lugar no Nordeste em número de denúncias enviadas à Justiça Eleitoral pelo aplicativo até esta quarta-feira 21, ficando atrás de Pernambuco (659), Bahia (424) e Ceará (405).

Natal é a cidade com o maior número de denúncias, totalizando 15, seguida por Currais Novos com 14, e Apodi e Macau, ambas com 12. Mossoró e Parnamirim, que são o segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, registraram 11 denúncias cada.

Confira a distribuição das denúncias por cidade: Natal (15), Currais Novos (14), Apodi (12), Macau (12), Mossoró (11), Parnamirim (11), São Bento do Norte (10), Serra Negra do Norte (07), São Miguel (06), Severiano Melo (05), Campo Redondo (04), Itaú (04), José da Penha (04), São Gonçalo do Amarante (03), Jardim do Seridó (02), João Câmara (02), Areia Branca, Assú, Boa Saúde, Lajes, Patu e Upanema registraram uma denúncia cada.

O Pardal é uma ferramenta que permite aos cidadãos reportar casos de propaganda irregular à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público. Os números são atualizados à medida que novas denúncias são enviadas pelo aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para download no Google Play e na App Store. É possível acompanhar as informações em tempo real através do site oficial Pardal Web.