A cidade de Portalegre foi palco de uma edição histórica do programa Justiça na Praça, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O evento, realizado na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, mobilizou a população e resultou em um recorde de 3.634 atendimentos, sendo 821 somente na área da saúde.
A Prefeitura de Portalegre foi fundamental para a realização do evento, oferecendo suporte integral para garantir o sucesso da iniciativa. A segunda edição do programa no município foi considerada uma das maiores dos seus 18 anos de existência.
A programação, coordenada pelos desembargadores Saraiva Sobrinho e a juíza Fátima Soares, ofereceu uma ampla gama de serviços gratuitos, que incluíram: emissão de documentos e audiências de conciliação; consultas médicas, vacinação e saúde bucal; oficinas, palestras e ações voltadas para agricultura, meio ambiente e proteção animal; serviços nas áreas de educação e assistência social; e o casamento comunitário.
O prefeito de Portalegre, Zé Augusto Rêgo, destacou a importância do evento para a cidade, ressaltando o sucesso da mobilização. "Encerramos o Justiça na Praça com muita emoção! Ao longo do dia, compartilhamos serviços, cuidados e cidadania com a nossa população", disse o prefeito, que também agradeceu a todos os parceiros, servidores, voluntários e a comunidade local pela participação ativa.
Como parte das celebrações, a Câmara Municipal de Portalegre realizou uma sessão solene para conceder o Título de Cidadão Portalegrense a autoridades do Judiciário, incluindo os desembargadores Cornélio Alves, Glauber Rêgo, Saraiva Sobrinho e Vivaldo Pinheiro.
Além dos serviços e homenagens, a abertura do evento foi marcada por discursos de autoridades, a entrega de certificados de cursos profissionalizantes do SENAI e SENAR e uma emocionante apresentação da Banda Filarmônica 8 de Dezembro. O grande momento final foi o Casamento Comunitário, que encerrou o dia de celebrações, enchendo a cidade de alegria e amor.
A mobilização geral, coordenada pela prefeitura e seus parceiros, envolveu o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho, a OAB, o Procon, secretarias municipais e forças de segurança, evidenciando o sucesso da ação conjunta em prol da população.