Prefeito Fabrício Torquato prestigiou posse dos novos dirigentes do SEBRAE/RN, em Natal.


O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Toquato, esteve presente na solenidade de posse dos novos dirigentes do SEBRAE/RN, que empossou como novo presidente José Álvares Vieira. 

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (08), no Auditório do SEBRAE em Natal, e contou com a presença de autoridades, empresários, gestores e representantes de alguns municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com Fabrício, o SEBRAE representa um importante instrumento para o processo de incentivo ao empreendedorismo local. "Em Pau dos Ferros, notamos com clareza a atuação positiva do SEBRAE na vida dos pequenos e micro empreendedores. Lá, temos a sede de um dos seis escritórios regionais da instituição no estado, e não poderia deixar de prestigiar este importante momento, ao lado de amigos e parceiros, como forma de agradecimento pela parceria de sempre", concluiu.

Ainda na solenidade, o Chefe do Executivo local reencontrou-se com o Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, gestor da segunda cidade mais importante do estado e candidato ao comando da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

O novo Conselho Deliberativo do SEBRAE vai atuar durante todo o quadriênio 2015/2018.

Galeno Torquato diz que seguirá orientação de Robinson Faria em relação à disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.


O deputado estadual diplomado, Galeno Torquato (PSD), confirmou que o seu nome está à disposição, tanto do Partido Social Democrático quanto do governador Robinson Faria (PSD) para disputar a presidência da Assembleia Legislativa. O pleito acontecerá no dia 1º de fevereiro, oportunidade em que os parlamentares que integrarão a próxima legislatura na Casa do Povo (2015-2019) serão empossados e, conjuntamente com a posse acontece a eleição para escolha da nova mesa diretora.

Em entrevista concedida ao Jornal Gazeta do Oeste (Veja AQUI), o médico e ex-prefeito do município de São Miguel por dois mandatos consecutivos, ressaltou o papel do chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense na disputa, assinalando, principalmente, que o governador Robinson Faria exerceu por 24 anos mandato na Assembleia Legislativa, dos quais comandou por oito anos a presidência do parlamento norte-rio-grandense. 

"Nossa posição no que se refere à disputa pela presidência da Assembleia Legislativa está sendo trabalhada. O governador Robinson Faria conhece bem e sabe como funciona a Assembleia Legislativa e as disputas em torno da presidência e demais cargos da mesa diretora. Robinson foi deputado estadual por 24 anos e presidente da Casa por oito anos. O processo está em andamento. A eleição vai acontecer no dia 1º de fevereiro", comentou Galeno. 

Galeno Torquato reconheceu a existência de candidaturas previamente apresentadas na disputa pela presidência do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, no entanto, em relação a sua eventual candidatura ou mesmo apoio a uma outra postulação dependerá de uma conversa que acontecerá com o governador Robinson Faria. 

De acordo com o médico e ex-prefeito de São Miguel, a conversa com o chefe do Executivo e dirigente do PSD deve acontecer nas próximas semanas. 

"O meu posicionamento é seguir a orientação do governador Robinson Faria. Meu nome está à disposição tanto para votar quanto para ser votado e essa decisão será tomada em conjunto com o governador Robinson Faria. Ele sabe e conhece os rumos que a Assembleia Legislativa deve adotar, portanto, seguirei a orientação que nos for repassada", assegurou Torquato.

Pau dos Ferros: Novos servidores chegam ao município.


Os convocados do último processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura de Pau de Ferros foram recebidos na manhã de hoje (08), no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC).

No encontro de recepção, estiveram presentes as secretárias de Administração, Eliriane Pinheiro, e de Saúde, Patrícia Leite, que irá coordenar os novos profissionais. 

O Secretário de Governo, Vicente de Paula Fernandes, representou o Prefeito, Fabrício Torquato, e deu as boas-vindas aos servidores.

Com o aumento do quadro de funcionários na pasta da Saúde, o município pretende melhorar o atendimento prestado à população e fortalecer trabalhos já desenvolvidos pela gestão atual, a qual passa a contar com mais Enfermeiros, Monitores, Nutricionistas, Odontólogos e Técnicos de Enfermagem. 

TRT-RN amplia quadro com mais uma juíza titular e dois novos substitutos.


Uma solenidade de posse, realizada nesta quinta-feira (07), marcou a chegada de dois novos juízes do trabalho substitutos ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN).

Oriundos do TRT do Mato Grosso, a juíza Ana Paula de Carvalho Scolari e o juiz Higor Marcelino Sanches chegam ao TRT-RN por meio de remoção e foram empossados pelo presidente José Rêgo Júnior.

Há três anos atuando como juíza no TRT do Mato Grosso, Ana Paula de Carvalho Scolari chega ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte animada com o novo desafio.

"Pretendo cooperar com a eficácia da prestação jurisdicional e darei o meu melhor para que essa entrega seja realizada de forma digna e humana", garantiu a nova juíza, que atuará nas Varas do Trabalho de Mossoró.

Higor Marcelino Sanches tem raízes em Catolé do Rocha, na Paraíba e em Patu, no Rio Grande do Norte. "Minha expectativa é atender ao jurisdicionado da melhor forma possível com qualidade e celeridade", disse o mais novo juiz do TRT potiguar.

Na mesma solenidade, o presidente José Rêgo Júnior empossou a juíza Maria Rita Manzarra no cargo de juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Mossoró.
"Após oito anos como juíza substituta, assumo a titularidade com a expectativa de realizar um trabalho excepcional com ajuda dos servidores, do diretor de secretaria e do juiz auxiliar", disse a juíza.

Maria Rita Manzarra foi promovida a juíza titular pelos desembargadores do TRT-RN pelo critério de merecimento.

Governador Robinson reafirma compromisso com a segurança pública durante entrevista coletiva.


Recém-empossado governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e seus auxiliares ligados à pasta da Segurança Pública estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (07) para falar sobre as ações para o setor, que, durante o período eleitoral, foi tido como área prioritária da nova gestão.

Após assumir o Executivo estadual, uma das primeiras ações do governador foi colocar mais 300 policiais nas ruas da capital e região metropolitana. "O nosso governo tem o compromisso de cumprir com o pagamento da diária dos agentes. A gestão passada não estava pagando os policiais e por isso os agentes não estavam nas ruas", explicou.

Nos primeiros dias de governo, a população do Natal já pôde observar que em bairros como Alecrim e Cidade Alta, por exemplo, o efetivo policial está presente nas ruas. Mas, além disso, Robinson ressaltou que também está havendo patrulhamento em outras regiões. "Nós fizemos um planejamento e através desse estudo distribuímos o efetivo pelos bairros da cidade".

A Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Kalina Leite relatou, ainda, que a pasta pretende ampliar o patrulhamento para todo o estado. Além disso, a secretária disse que o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) precisa passar por reformas estruturais. "A estrutura do Itep que nós temos hoje não é a adequada. Nós precisamos conseguir uma nova sede para o órgão", ressalta Kalina.

Já em relação ao número elevado de homicídios na capital e principalmente na cidade de Mossoró, a titular da pasta disse que a secretaria está com um recurso na ordem de R$ 3,6 milhões assegurados para o fortalecimento das delegacias de homicídios. "Nós também teremos uma atenção especial para Mossoró, que hoje está na pauta da segurança pública", afirma.

Déficit Policial

Ainda de acordo com a secretária Kaline Leite, o efetivo policial do estado está com um grande déficit de agentes. O efetivo previsto para a Polícia Civil, por exemplo, é de 5.150 homens, no entanto, hoje o Rio Grande do Norte conta com apenas 1.600 agentes. "Temos que otimizar esse trabalho. Hoje nós precisamos fazer um plano emergencial para conseguir trabalhar com esses 1600 policiais", disse.

Prefeitura de Pau dos Ferros intensifica fiscalizações ambientais.


Durante todo o ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Pau dos Ferros realizou atividades diárias com o intuito de orientar a população sobre os requisitos ambientais no município, voltados à preservação e ao bem-estar da coletividade.

Um dos destaques das ações foi a fiscalização e a emissão de pareceres de ocupação e uso do solo, trabalho intensificado uma vez que a cidade se encontra em amplo desenvolvimento na área de construções habitacionais.

De janeiro até o final de novembro, aconteceram 294 pareceres técnicos favoráveis para emissão de alvarás de construção, foram emitidos 182 alvarás de desmembramento, nove de remembramento e três de demolição, além de 205 habite-se (comprova que a construção de determinado prédio foi realizada conforme normas legais).

O corpo técnico da Sema, composto pelo engenheiro civil John Sinocelly Fernandes e pelo coordenador de urbanismo, Edilson Silva, tem trabalhado de forma a evitar problemas com as documentações dos requerentes de serviços. "A atenção com a mesma acontece desde a sua entrega, quando fazemos uma análise prévia. Se detectada alguma irregularidade, orientamos o responsável. O importante é que as pessoas que procurem a secretaria não fiquem descobertas e sem instruções mínimas para a legalidade de suas solicitações", disse a Secretária Fátima Araújo.

Os técnicos ainda atendem a população no que se referente a denúncias de problemas ambientais. "Eles verificam o local e a veracidade das informações, só após isso tomam medidas legais para a resolução dos problemas encontrados", complementou Fátima.

Depósito da primeira parcela do ICMS às prefeituras será feito na próxima sexta-feira (09).


A Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças comunicou na manhã da última segunda-feira (05) à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) que os recursos referentes à primeira parcela do ICMS (quota-parte devida às prefeituras), que deveriam já deveriam ter sido depositados, serão efetivamente pagos na próxima sexta-feira, dia 09. 

De acordo com informações publicadas no site da FEMURN (Veja AQUI), os valores já foram informados pela Seplan que pediu a compreensão dos prefeitos, por intermédio de sua entidade. 

A Secretaria de Planejamento informou, ainda, que a transferência dos recursos do ICMS será feita normalmente a partir da segunda parcela, marcada para o próximo dia 12.

Municípios devem fazer prestação de contas da Saúde para não ter recursos bloqueados.


Municípios que ainda não enviaram os dados dos gastos para o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) devem fazer a prestação de contas o mais rápido possível. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz o alerta aos Municípios que estão com essa pendência para não terem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado.

O prazo final para lançamento das informações no Sistema é dia 31 de janeiro. Segundo levantamento da CNM, referente ao primeiro bimestre, dos seis que devem ser informados, 936 prefeituras ainda não cadastram os dados. Como não há previsão de prorrogação do período para a prestação de contas, a entidade reforça: os gestores devem ficar atentos a obrigatoriedade e ao prazo.

Segundo informa ainda a CNM, o Município que não fizer a prestação de contas até o final do prazo terá o FPM bloqueado até que a seja feita a regularização da pendência. A entidade lembra que em 2014, 245 Municípios não puderam acessar os recursos do Fundo por conta do não cumprimento da norma.

Até 2012, além dos Municípios, os Estados tinham que enviar os dados do Siops. No entanto, a partir de 2013, todos os Entes - União, Estados e Municípios – ficaram obrigados fazer a prestação de contas a cada bimestre e transmitir os gastos referentes à Saúde. 

A determinação foi instituída pela Lei Complementar 141/2012, conforme esclarece a CNM. Essa prestação contas foi viabilizada por meio de software do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus).

Acesse o portal do Siops clicando AQUI.

Governador Robinson Faria e Prefeito de Mossoró inauguraram Base Integrada Cidadã.


O Governador Robinson Faria inaugurou junto com o Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, a Base Integrada Cidadã (BIC) do bairro Barrocas, em Mossoró, na tarde desta terça-feira (06).

A Base funciona em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró. Ao Estado cabe o pagamento das diárias operacionais aos policiais de folga que atuam nas BICs.

"A Base Integrada Cidadã foi prometida ao Bairro Barrocas e hoje volto para inaugurar; uma maneira também de agradecer a generosidade do povo de Mossoró comigo. A segurança é uma prioridade do nosso Governo e nós vamos trabalhar para devolver a paz e a tranquilidade a todos", declarou o Governador.

Mossoró conta com outras três BICs nos bairros Abolição IV, Sumaré e Estrada da Raiz. De acordo com o Prefeito, as unidades têm demonstrado resultado no combate à violência. "As BICs atualmente são responsáveis por 30% das ações policiais de Mossoró", revelou.

Também participaram da inauguração da BIC junto ao Governador, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ângelo Dantas, o Vice-Prefeito de Mossoró, Luís Carlos, o secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes da Silva Filho, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, Secretário de Infra-estrutura, Jader Torres, secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, a secretária Estadual de Comunicação, Georgia Nery, o Secretário Estadual de Articulação com os Municípios, Hudson Pereira, o deputado Estadual Diplomado Galeno Torquato, o deputado Federal Diplomado Beto Rosado, e vereadores de Mossoró.

Governador visitou o Hospital Regional Tarcísio Maia


Em Mossoró, o Governador Robinson Faria visitou o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) para traçar um diagnóstico situacional do maior hospital regional Oeste do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (06).

Acompanhado do Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, do Prefeito Francisco José Júnior e do Deputado Estadual Diplomado, Galeno Torquato, o Governador visitou leitos, laboratórios e sala de tomografia, enquanto conversava com os servidores, pacientes e acompanhantes.

"Saúde é prioridade do nosso Governo; como esclareci em outras oportunidades, irei visitar todos os hospitais regionais e escolhi Mossoró para começar, o secretário de Saúde sabe do nosso compromisso e também iniciou visitas as unidades hospitalares para o mais rápido possível darmos respostas a população", declarou o Governador.

Atualmente, o Hospital Regional Tarcísio Maia conta com 104 leitos e atende pacientes de 64 municípios. A média de atendimentos é de 1000 por dia. Os atendimentos são de urgência/emergência e média e alta complexidade.

"Esse Governo deve investir na definição dos perfis e estruturação dos hospitais regionais, pois hoje o que acontece é que os hospitais de Caraúbas, Pau dos Ferros, Assú e Apodi funcionam precariamente e provocam a superlotação do Tarcísio Maia", explicou o Deputado Estadual Galeno Torquato.
Hospital Tarcísio Maia recebe visita do Governador e Secretário de Saúde - See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=50331&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA#sthash.K3zLqcsD.dpu

Município de Pau dos Ferros convoca aprovados em processo seletivo.


A Secretaria de Saúde (SESAU) do município de Pau dos Ferros irá contar com novos servidores a partir deste mês. Foi divulgada em diário oficial de hoje (06), a lista com os nomes dos convocados a integrar a pasta, aprovados no Processo Seletivo Simplificado de Edital nº 003/2014.

Dezenove profissionais irão se somar ao quadro de pessoal da secretaria, nas funções de Enfermeiro, Monitor, Nutricionista, Odontólogo e Técnico de Enfermagem, fortalecendo assim trabalhos importantes desenvolvidos pela gestão do Prefeito Fabrício Torquato, como a Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na próxima quinta-feira (08), os candidatos deverão participar de uma qualificação promovida pela Sesau, a ser realizada no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC), às 8h.

É necessário que os convocados estejam de posse de originais e duas cópias de documentos como: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, número do Pis/Pasep, certidão de nascimento/casamento, carteira de reservista (quando for o caso), certificado de conclusão de curso, carteira de registro no conselho de classe (quando for o caso), carteira de trabalho, além de número de conta-corrente da Caixa Econômica Federal (CEF).

TSE cria nova regras para prestação de contas partidárias.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu editar novas regras para a prestação de contas dos partidos políticos. Conforme resolução publicada no Diário da Justiça, no dia 30 de dezembro do ano passado, as legendas deverão entregar à Justiça Eleitoral, mensalmente, os extratos bancários com toda a movimentação financeira de contas correntes.

De acordo com a Constituição e a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995), as legendas são obrigadas a apresentar, até o dia 30 de abril de cada ano, a prestação de contas referente ao ano anterior. Devido ao período de adaptação, as mudanças só terão validade em 2016 para órgãos nacionais dos partidos. Diretórios estaduais e municipais deverão adotar a regra em 2017 e 2018, respectivamente.

A norma estabelece que as legendas devem abrir contas específicas, de acordo com a origem do dinheiro recebido. Valores oriundos do Fundo Partidário, doações de campanha e de outros recursos, como doações de pessoas físicas ou jurídicas, devem ser recebidos separadamente.

A partir de agora, os recibos de doação serão emitidos por meio da página do TSE na internet, conforme formulário que será formatado pelo tribunal. De acordo com a legislação, o valor máximo permitido para doações de empresas é equivalente a 2% do faturamento bruto do ano anterior. O eleitor pode doar até 10% do seu rendimento bruto no ano anterior à doação.

As medidas foram tomadas pelo TSE para melhorar o controle das contas dos partidos. Outra medida ainda em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) é a proibição das doações de empresas para campanhas eleitorais.

Em abril do ano passado, a maioria dos ministros votou a favor da proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas. Por 6 votos a 1, os ministros entenderam que as doações provocam desequilíbrio no processo eleitoral. Apesar da maioria formada, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Não há prazo para o julgamento ser retomado.

Pau dos Ferros: Construção de barragens subterrâneas beneficiam agricultores.


No final do ano passado, o município de Pau dos Ferros concluiu a construção de duas barragens submersas na zona rural. Os sítios Alencar e Alagoinha dos Estevão foram os beneficiados com os depósitos subterrâneos.

Resultado de uma parceria da prefeitura com o Instituito de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do Governo do Estado, as barragens são de grande contribuição aos agricultores da região, pois garantem a umidade do solo para o plantio.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Rodrigo, esse tipo de construção não é possível em todos os terrenos, a preferência é por aqueles que possuem riachos. 


Experiência de baixo custo, as barragens submersas realizam o barramento da água subterrânea de córregos e rios. Elas apresentam baixa transpiração e são capazes de suportar longos períodos de seca, diferente da maioria dos reservatórios. 


"Esse tipo de barragem é uma das tecnologias mais eficientes para combater a falta de água no semiárido. Com ela o solo fica produtivo por muito tempo, e favorece plantações como mandioca e batata, por terem raízes mais profundas", avaliou Carlos Rodrigo.

Neste ano, o município irá dar continuidade às construções, proporcionando melhorias a outras comunidades rurais. O Sítio Raiz será o próximo a receber o benefício.

Robinson Faria inicia primeiro dia de trabalho com cumprimento aos servidores.


Às 10h, desta sexta-feira (02), o Governador Robinson Faria subiu a rampa de acesso à Governadoria para o primeiro dia de trabalho como Chefe do Executivo Estadual.

O Governador passou em revista a Tropa da Polícia Militar, acompanhado de sua nova equipe: o Coordenador de Segurança, Major Assunção; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ângelo Dantas; e a Secretária Estadual de Segurança, Kalina Leite. Na sequência foi recepcionado por prefeitos, assessores, amigos e funcionários da Governadoria. 


"Por mais que eu tenha me preparado para este momento sei que a cada dia existirão novos desafios, vamos agora tomar conhecimento da real situação do Estado; montamos uma equipe técnica que irá trabalhar com metas para que possamos cumprir tudo que foi prometido ao povo do Rio Grande do Norte", declarou. 


Na chegada Robinson Faria recebeu flores de boas vindas da nova Chefe do Cerimonial, Zuleica Gonçalves, e da Chefe do Setor Pessoal, Joana D’arc de Oliveira.

O Pe. Agustín Calatayud y Solon, pároco de Cidade da Esperança, fez a benção do Gabinete e presenteou o Governador com uma imagem de Nossa Senhora da Esperança. "Parabéns, Governador, que nossa senhora te proteja todos os dias", disse. O Pe. Adelson Rodrigues, pároco de Nova Cruz, também acompanhou a benção das instalações.

Após posar para fotos no Gabinete, o Chefe do Executivo visitou todos os departamentos que compõe a Governadoria, conversou com os servidores e ouviu palavras de apoio ao trabalho da gestão que se inicia.

Pau dos Ferros: Mesmo com a ausência de dois terços dos vereadores, Gilson Rêgo assume Presidência da Câmara.


A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, que conduzirá os trabalhos legislativos no Biênio 2015-2016, tomou posse na manhã desta sexta-feira (02), durante sessão extraordinária realizada sob a presidência do vereador Francisco José (DEM).

 Gilson Rêgo (DEM) e Gutemberg Bessa (DEM) ocuparão os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Francisco José continuará na 1ª secretaria. 

A Mesa Diretora foi eleita em uma eleição (antecipada) realizada no dia 14 de março de 2013.

O presidente recém-empossado, Gilson Rêgo, disse que irá "presidir a Casa Legislativa sempre em cumprimento das leis que regem o país, estado e município". 

O vice-presidente, Gutemberg Bessa, assim como o secretário, vereador Francisco José, agradeceu a presença dos funcionários, amigos e familiares, mas lamentou a ausência dos demais vereadores, já que compareceram à sessão solene apenas os três vereadores empossados.


As informações são da assessoria de comunicação do Poder Legislativo.

Susto sofrido por Henrique Alves na posse de Dilma Rousseff ganha enorme repercussão nas redes sociais.


A julgar pelos últimos acontecimentos, parece que o Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, anda meio assustado. 

Digo isto porque durante a cerimônia de posse da Presidente Dilma Rousseff, realizada ontem, em Brasília, o parlamentar sofreu um estranho susto no início dos 21 tiros de canhões que faziam parte da solenidade, enquanto os demais presentes permaneceram inertes.

As imagens de Henrique Alves apavorado e todo desconcertado, após a cena cômica que protagonizou, viraram febre nas redes sociais e gerou diversos comentários sobre os possíveis motivos que teriam levado o experiente deputado a esquecer-se do protocolo cerimonial que incluía a salva de tiros de canhões.

Como se vê, mesmo sem querer querendo... Henrique conseguiu roubar a cena na posse de Dilma.

Seria trágico se não fosse cômico?

Que coisa!

Prefeito Fabrício Torquato prestigiou posse do Governador Robinson Faria, em Natal.


O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, prestigiou a cerimônia de posse do Governador Robinson Faria, realizada no Centro de Convenções, nesta quinta-feira (1°), em Natal.

O Prefeito Fabrício participou da solenidade acompanhado de uma comitiva composta pelos vereadores: Kasumaro Kened, Tércia Batalha, Eraldo Alves, Antônio Avelino, Francisca Itacira e Edgar Queiroz.

Na oportunidade, o Chefe do Executivo pau-ferrense fez questão de cumprimentar Robinson Faria pela ocasião festiva e desejou sorte ao novo governador do RN ante os imensos desafios administrativos que terá de encarar pela frente.

Ainda no evento, Fabrício Torquato encontrou-se com a Senadora eleita, Fátima Bezerra, e o Deputado Estadual eleito, Galeno Torquato, novos parceiros políticos e administrativos de sua gestão.

Posse de Robinson devolve esperança ao RN, diz prefeito de Mossoró.


No final do discurso de posse nesta quinta-feira (1º), em Natal, logo após agradecer à sua família, o novo governador do RN, Robinson Faria (PSD), voltou a fazer justiça lembrando da importância do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), na sua campanha. "Se não fosse o trabalho de Silveira e o apoio do povo de Mossoró, eu não estaria assumindo o governo hoje", destacou.

De acordo com Francisco José Júnior, este reconhecimento mostra que o governador empossado mantém sua postura de humildade e compromisso não apenas com Mossoró, mas com todos que lhe ajudaram na campanha estadual. O prefeito reforçou ainda que a vitória e posse de Robinson Faria devolvem ao Rio Grande do Norte a esperança perdida. 


"Robinson montou um governo eminentemente técnico e ele fez isso porque venceu pela vontade do povo. Dessa forma, acreditamos muito em sua gestão que está disposta a corrigir distorções históricas da administração estadual e fazer avançar as áreas prioritárias, sobretudo a saúde e a segurança pública", enfatizou o prefeito.

Francisco José Júnior não foi prestigiado apenas no discurso, coube a ele a indicação do nome para o comando da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Esta pasta que no passado já foi ocupada por Robinson, terá a frente o professor Mairton França, que até o final de dezembro ocupava o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró. 


"Seguimos o ritmo do governo indicando um nome técnico e com histórico de grandes resultados", destacou Francisco José Júnior ao se referir a Mairton que se destacou sendo gerente de Meio Ambiente de Mossoró e, mais recentemente, na pasta do Desenvolvimento Econômico. "Assim será nossa participação no governo Robinson, sempre seguindo a linha técnica e assegurando avanços reais para o Estado", completou.

Na próxima terça-feira (06), prefeito e governador voltam a se encontrar, desta vez já em terras mossoroenses, quando Robinson visita equipamentos de saúde do Estado e inaugura a quarta Base Integrada Cidadã (BIC), instalada no bairro Barrocas. A unidade pacificadora é uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, através da Polícia Militar e a secretaria de Desenvolvimento Social. 


"A visita de Robinson a Mossoró será de grande importância neste momento em que a saúde e a segurança pública atravessam uma grave crise. Pelo seu perfil como político e gestor, acreditamos muito que ele fará grandes mudanças nessas áreas que passarão a funcionar com eficiência, mudando para melhor a vida de todos os potiguares", concluiu Francisco José Júnior.

Robinson Faria e Fábio Dantas são empossados governador e vice do RN.


Robinson Faria (PSD) e Fábio Dantas (PCdoB) são oficialmente governador e vice do Rio Grande do Norte. Ambos foram empossados no início desta quinta-feira (1º) em sessão solene de posse da Assembleia Legislativa no Centro de Convenções.

O rito foi conduzido pelo primeiro secretário da mesa diretora, deputado Gustavo Fernandes (PMDB) e pelo presidente da AL, Ricardo Motta. O ato consistiu no registro da disputa eleitoral, seguido pela assinatura do termo de posse.

Coube às esposas dos empossados, Juliane Farias e Cristiane Dantas, entregar simbolicamente a bandeira do Rio Grande do Norte.

Em seu primeiro discurso como governador, Robinson Faria reafirmou seu compromisso no eixo principal que norteou sua campanha: segurança, saúde e educação. "Não pode haver educação sem saúde, nem saúde sem segurança, nem segurança sem educação. De tão urgentes por clamar por soluções imediatas, se confundem. Cada um desses órgãos componentes do organismo social tratados com sucesso ajudará na solução dos problemas que afligem os outros." 

Robinson também comentou o clima de perplexidade que ainda insiste quando o assunto é sua vitória: "Há uma perplexidade a tentar entender o que houve. Ocorre que o povo, de tão facilmente enganado, guarda seus segredos indecifráveis. A resposta popular é uma prova desse esconderijo, onde o povo se ergue contra quem se julgava proprietário de sua vontade".

O novo governador frisou também que já está cumprindo a primeira de suas promessas: "Falei na campanha que faria governo eminentemente técnico. E já cumpri minha primeira palavra com o povo do Rio Grande do Norte. Porém, isso não significa desmerecer ou excluir decisões políticas. A técnica só será bem sucedida se alicerçada em decisões políticas consistentes. A decisão política diz o que deve ser feito, a decisão técnica executa. O povo me delegou o poder da decisão política", destacou.

Dilma elege a educação como "a prioridade das prioridades" do segundo mandato.


A presidenta Dilma Rousseff disse na cerimônia de posse no Congresso Nacional, nesta quinta-feira (1°), que o lema do novo governo será "Brasil: pátria educadora". Ela caracterizou o lema como simples, direto e que reflete com clareza qual será a prioridade do governo, além de sinalizar o setor para o qual devem convergir os esforços de todas as suas áreas. 

"Estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar em todas as ações do governo um sentido formador, uma prática cidadã", explicou, ao acrescentar que só a educação liberta um povo e abre portas para o futuro.

Dilma defendeu um ensino de qualidade em todos os níveis de formação e para todos os segmentos da sociedade. A presidenta destacou que a expectativa é que, ao longo deste novo mandato, o setor comece a receber volumes mais expressivos de recursos oriundos dos royalties do petróleo e da exploração da camada pré-sal. 


"Buscaremos, em parceria com os estados, efetivar mudanças curriculares e aprimorar a formação dos professores" disse, ao avaliar ser esta uma área frágil no sistema educacional brasileiro. 

A presidenta prometeu dar atenção especial ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ao Programa Jovem Aprendiz. "O Brasil vai continuar como país líder no mundo em políticas sociais transformadoras".

Prefeito, Fabrício Torquato, comemorou chegada de 2015 junto à população, na praça de eventos.


Podemos dizer que um público bastante satisfatório compareceu à tradicional festa de fim de ano (Réveillon) organizada pela Prefeitura de Pau dos Ferros, na praça de eventos Nossa Senhora da Conceição, para comemorar a chegada de 2015.

O chamado "Réveillon da Paz" contou com a animação de atrações musicais modestas, porém, a festa proporcionou momentos de entretenimento e confraternização à população local, que este ano não precisou se deslocar a outras cidades da região para curtir a "chegada do ano novo".

O ponto alto da comemoração foi a queima de fogos de artifício, à meia-noite, iluminando o céu da praça de eventos por mais de dez minutos.

Destaque para a presença do Prefeito, Fabrício Torquato, que levou os seus familiares e amigos à praça de eventos para compartilhar a chegada de 2015 junto ao povo.

Confira a cobertura fotográfica do evento no blog de Franskin Leite clicando AQUI.

Dilma Rousseff toma posse nesta quinta-feira e inicia quarto mandato consecutivo do PT.


A Presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB), ambos reeleitos, tomam posse às 15h desta quinta-feira (1º), no Congresso Nacional, para um novo mandato de quatro anos. 

Será o quarto consecutivo de um presidente do PT – dois de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007-2010) e um da própria Dilma (2011-2014).

A cerimônia terá início com um desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, às 14h45, em Brasília.

Dilma e Temer serão empossados oficialmente pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no plenário da Câmara dos Deputados. Diversos chefes de estado e de governo deverão estar presentes.

A presidente foi reeleita na disputa considerada a mais acirrada desde a redemocratização. Dilma venceu em segundo turno o senador Aécio Neves (PSDB-MG) com 51,64% dos votos contra 48,36% do tucano, de acordo com apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, leva comitiva à capital para prestigiar posse de Robinson Faria.


O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, levará uma comitiva de vereadores e secretários municipais para prestigiar a posse do governador eleito, Robinson Faria, nesta quinta-feira (1º), que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, a partir das 16 horas.

A posse é dada pela Assembleia Legislativa do Estado, representada pelo Colegiado dos deputados, que transfere o cargo da atual governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), para o gestor eleito, Robinson Faria, que comandará o RN de 2015 a 2018.

Fabrício Torquato teve participação decisiva na eleição de Robinson Faria tendo em vista que o anúncio do seu apoio logo no início do segundo turno do pleito estadual ocasionou a deflagração de várias adesões à campanha do pessedista. 

Além disso, o apoio do prefeito de Pau dos Ferros garantiu a Robinson o aumento de sua votação na cidade, fato que lhe propiciou suplantar Henrique Alves com uma maioria assombrosa de 4.489 votos.

Só a título de informação, Robinson Faria foi eleito com 623.614, o que representou 42.04% dos votos válidos.

O Chefe do Executivo pau-ferrense deverá retornar ao município nesta sexta-feira (02).

Amparado por decisão liminar, Gilson Rêgo deverá ser empossado, nesta sexta-feira (02), para ocupar presidência do Legislativo.


Os integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros (Biênio 2015-2016) serão empossados, nesta sexta-feira (02), em solenidade marcada para acontecer às 9 horas da manhã.

Tomarão posse Gilson Rêgo (DEM), Gutemberg Bessa (DEM) e Francisco José (DEM), presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente, e que foram eleitos em uma eleição antecipada realizada no dia 14 de março de 2013.

Vale salientar que a posse de Gilson Rêgo e dos demais integrantes da mesa diretora ocorrerá em virtude de uma decisão judicial liminar, proferida pelo Juiz Cornélio Alves de Azevedo Neto (da Comarca de Portalegre), que manteve a validade do pleito ocorrido em 2013 na Casa Legislativa. 

Consequentemente, os efeitos da publicação da resolução Nº 001/14, de 18 de dezembro último, por parte da Câmara Municipal, que evidenciaria a deflagração de uma nova eleição no Poder Legislativo foram suspensos.

Contudo, após o término do recesso judicial, este assunto voltará a ser discutido na esfera jurídica, fato que poderá ratificar a permanência de Gilson na presidência da Câmara ou a reversão do atual cenário por meio de recursos jurídicos.
 
Aguardemos... 

Governador eleito, Robinson Faria, substitui nome indicado para ocupar Secretaria de Planejamento e Finanças‏.


O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou nesta quarta-feira (31), a decisão de não nomear Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo para a Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças.

A decisão do governador foi tomada com base no compromisso de promover a transparência e evitar questionamentos jurídicos que atrapalhem os trabalhos a serem desenvolvidos a partir de 1º de janeiro.

Assumirá a Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças, o administrador Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão e professor universitário. 

Por meio de sua assessoria, o governador agradeceu a disponibilidade de Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo em contribuir com o governo do Rio Grande do Norte, certo de que terá o tempo e as condições necessárias para prestar os devidos esclarecimentos à justiça.