Pau dos Ferros: Valderi Idalino confirma manobra de bastidores no PC do B para rifar sua pré-candidatura; Professor pode ter sido mais uma vítima do Ex-prefeito inelegível Nilton Figueiredo.

Em uma conversa franca com o professor e advogado Valderi Idalino, que postulava concorrer ao cargo de Prefeito de Pau dos Ferros pelo PC do B, obtivemos a confirmação que a sua pré-candidatura foi implodida pelos próprios colegas partidários, sobretudo por parte dos membros da Direção do Diretório Municipal, que tem o pré-candidato a vereador Edielson Rêgo como presidente.

Pois bem. Segundo dizem, o presidente do PC do B no âmbito local, Edielson Rêgo, teria firmado um, suposto, "acordo de gaveta" com o ex-prefeito inelegível Nilton Figueiredo (PL) para efetuar uma vergonhosa "rasteira de bastidores" e, consequentemente, tirar de cena o nome de Valderi Idalino da disputa majoritária, fato lamentavelmente confirmado pelo próprio professor comunista que, apesar de ter passado quase um ano empunhando a bandeira do grupo de oposição praticamente sozinho, agora foi "apunhalado" pelos membros de sua própria legenda que, inevitavelmente, ganhará o epíteto de "partido de aluguel", a julgar pela forma de fazer política de seus representantes.

"As outras forças de oposição se somaram para retirar o professor do processo eleitoral", confirmou Valderi Idalino que acrescentou: "O presidente Edielson sem fazer convenção e sem receber autorização formal do diretório estadual alterou a diretoria do Partido ficando com isso com maioria."

Apesar de ter evitado citar nomes, na conversa com o também advogado Valderi ficou claro ainda que, até a Direção Estadual do PC do B sofreu com interferências de caciques políticos para tirá-lo do páreo eleitoral. Mesmo sem citar o nome, percebe-se na conversa que um nome da oposição local (Nilton Figueiredo?) teria participado da trama para rifar sua pré-candidatura ao Poder Executivo.

"A decisão veio de cima, a nível local, só articulação entorno de um dos nomes da oposição. Não vou recorrer, perdi a confiança no Partido" externou Valderi.

Sobre o seu posicionamento futuro, a partir dos fatos narrados acima, indaguei ao professor qual será sua conduta. Ele respondeu: "Até agora nossa decisão é de neutralidade, logo mais conversarei com nossa equipe sobre nosso posicionamento político daqui pra frente. O grupo que nos apoiou desde o início, alguns dos quais são pré-candidatos ao Legislativo Municipal com chances reais de vencer".

Aos instigá-lo para deixar uma mensagem aos seus apoiadores, Valderi Idalino finalizou dizendo: "Só agradeço profundamente às mensagens de apoio e a torcida de todos que desejam vê o nosso nome nas urnas para prefeito de Pau dos Ferros. Continuarei na luta, retornarei com toda força, no momento oportuno".

Comentário do Blog: Pelo que sabemos, pelo que já ouvimos e até por todos os acontecimentos previstos anteriormente em nossa página e, notadamente, concretizados sequencialmente, o grupo de oposição de Pau dos Ferros é dominado (não liderado) pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (PL), que apesar de quase todo mundo saber que ele não possui as mínimas condições de escapar da Lei da Ficha Limpa, consegue com uma certa habilidade maquiavélica fazer convergir em torno dele, na base da imposição, quase todos as pessoas e partidos que se colocaram como obstáculos em seu projeto ganancioso de poder.

De janeiro para cá, segundo dizem, Nilton Figueiredo já teria manobrado nos bastidores para enfraquecer duas pré-candidaturas do PT, cujos nomes não possuem impedimentos jurídicos (Delegado Inácio Rodrigues e o Radialista Mazzaropi), e, agora, teria interferido para que o PC do B, através de conchavos com o presidente do Diretório Municipal, retirasse a pré-candidatura do professor Valderi Idalino, sem chances ou tempo hábil para conter a traição que lhe foi ofertada como um verdadeiro "presente de Grego" por toda militância nas ruas e redes sociais em prol da legenda comunista que, aparentemente, em Pau dos Ferros prioriza valores nada democráticos.

Diante deste cenário indigesto, mas real, fica o aviso para o pré-candidato a prefeito Salismar Correia (Solidariedade) que, apesar de já ter homologado o seu nome em convenção partidária, poderá sofrer uma ferrenha perseguição após o registro de sua candidatura na Justiça Eleitoral, das mais variadas formas, já que em matéria de espalhar "Fogo Amigo" o "Velho Figueiredo" tem demonstrado um fôlego de jovem traquino.


Dr. Salismar, se ligue...

O jogo é jogado, e o lambari é pescado! 

Gustavo Carvalho protocola pedido de instalação de "CPI das Ambulâncias"; Deputado afirma existir irregularidades em contrato firmado pelo Governo do Estado para serviço de transporte sanitário de pacientes com Covid-19.

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) protocolou o pedido de instalação da "CPI das Ambulâncias". 

O registro foi feito na manhã desta quarta-feira (9), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do RN. O contrato é do Governo do Estado para serviço de transporte sanitário de pacientes com Covid-19 durante a pandemia.

"Gostaria de agradecer aos meus pares que assinaram esse documento. Entrego com nove assinaturas porque o deputado Nelter está em Jucurutu. Ontem vi o líder do governo [deputado George Soares] dizer que o contrato exerce natureza legal e espero que o governo esteja tranquilo. Se for isso mesmo, estamos exercendo nosso papel de fiscalizar", declarou.

Gustavo critica o contrato firmado pelo Governo do Estado para acertar o transporte em ambulâncias equipadas e com pessoal especializado, porém, afirma que encontrou irregularidades durante os 60 dias em que vem investigando o caso. 

Para compor uma Comissão Permanente de Investigação (CPI) são necessárias 8 assinaturas.

Sesap diz que municípios precisam ampliar testagem e vigilância no combate a pandemia.

O reforço das ações de vigilância por parte dos municípios, no que tange ao rastreamento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, e as medidas de apoio do Governo do Estado no combate à pandemia foram destacados pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (08).

De acordo com os dados emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os casos confirmados somam 63.879, são 26.811 casos suspeitos e 120.239 descartados. Em relação à ocorrência de óbitos decorrentes da Covid-19, já foram registrados 2.295 (1 nas últimas 24h) e há ainda 237 em investigação.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública é de 48%. Estão internadas nas redes privada e pública, entre casos suspeitos e confirmados, 231 pessoas. 

Nas regiões do Agreste e Mato Grande todos os leitos para tratamento da Covid-19 estão disponíveis. Na Região Metropolitana de Natal, a ocupação é de 50%, no Potengi/Trairi de 18%, no Oeste é de 45%, no Alto Oeste é 30% e no Seridó, 68%.

FISCALIZAÇÃO

Ao longo do feriado da Independência, as forças de segurança do Estado atuaram em todas as regiões do RN na contenção das aglomerações, na fiscalização das medidas de distanciamento social e na orientação da população, dentro das políticas do Pacto pela Vida. 

O trabalho conjunto das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, ao lado dos municípios, rendeu mais de 20 barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades, além de mais de mil ocorrências registradas.

Pré-candidatos devem solicitar certidão de antecedentes ao Tribunal de Justiça do RN por formulário eletrônico até o dia 23 de Setembro.

Os pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano, no Rio Grande do Norte, devem solicitar as certidões para fins eleitorais, referentes ao segundo grau, através de formulário eletrônico, disponível em http://www.tjrn.jus.br/certidaoeleitoral

As solicitações destas certidões ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte devem ser feitas até o dia 23 de setembro.

No formulário eletrônico, o solicitante deve informar seu nome completo, CPF, RG, nome do pai e da mãe, além de endereço de e-mail. A certidão será enviada ao correio eletrônico do solicitante em até 72 horas, não havendo necessidade, portanto, de o cidadão procurar presencialmente o Tribunal de Justiça.

Além de garantir praticidade e conforto, a medida respeita os protocolos sanitários e de biossegurança, evitando aglomeração na sede do Poder Judiciário.

A certidão para fins eleitorais, referente ao 1º Grau, também pode ser solicitada virtualmente no site do TJRN (http://esaj.tjrn.jus.br/esaj/portal.do?servico=810000).

Confira os mais recentes números relacionados ao coronavírus no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Pau dos Ferros.


Confira a atualização dos casos de coronavírus em Pau dos Ferros, até às 19 horas de ontem, 08 de setembro:

🔸 1034 casos notificados;
🔸 87 casos suspeitos – aguardando os resultados dos exames laboratoriais e com pacientes em monitoramento;
🔸 743 casos descartados;
🔸 204 casos confirmados;
🔸 175 pacientes recuperados;
🔸 04 óbitos.

🔎 PERFIL DOS NOVOS CASOS CONFIRMADOS (13):

🔸 mulheres de 01, 07, 32, 34, 50, 53 e 57 anos – sintomáticas e em isolamento domiciliar.
🔸 homens de 20, 33, 42, 48, 49 e 58 anos – sintomáticos e em isolamento domiciliar.

‼️ É válido ressaltar que, dos 25 casos confirmados, ou seja, já subtraindo do quantitativo os pacientes recuperados (175) e que vieram a óbito (4), todos estão em isolamento domiciliar.

😷 RECOMENDAÇÕES:

🔸 Fique em casa e só saia se for extremamente necessário;
🔸 Use máscara de proteção facial. O uso é obrigatório ao sair de casa;
🔸 Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
🔸 Todos os pacientes em monitoramento e com confirmação da Covid-19 estão sendo acompanhados pelas equipes de Atenção Primaria à Saúde e Vigilância da secretaria municipal de Saúde (SESAU).

Deputado Getúlio Rêgo defende necessidade de discussão sobre ações do Governo do Estado em Saúde e Educação na pandemia.

Durante a 72º Sessão Plenária Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (08), de forma híbrida (presencial e remotamente), no horário dos deputados foram abordados temas, como a gestão do Governo do Estado em Saúde e Educação na pandemia, a celebração cívico-militar do 7 de setembro, legislações referentes à área econômica, além do retorno às aulas para o setor privado e público.

Último a discursar no horário dos deputados, Getúlio Rêgo (DEM) utilizou seu tempo para defender os argumentos dos políticos de oposição.

"Nós nunca viemos à tribuna para usá-la como palanque eleitoral. Nossa crítica é no sentido de melhorar a Saúde do Estado. É claro que nós sabemos que nunca houve, em governo nenhum, atendimento 100% perfeito para a Saúde no RN. Mas neste governo a Saúde é uma tragédia. Será que é crítica eleitoral dizer que o governo está fechando hospitais? O Ruy Pereira não fechou ainda por causa da pandemia. E o João Machado? O fechamento deste hospital é um ato de esquizofrenia da gestão estadual. Consultem os médicos para ver se eles concordam em transferir os serviços para as unidades básicas de saúde, que nem possuem psiquiatras. Como você desativa o único hospital psiquiátrico do Estado, transferindo os serviços para os municípios, sem transferir os profissionais? Isso é um ato de insanidade", criticou Getúlio.

Encerrando sua fala, o deputado disse que os atos dos opositores pretendem exclusivamente zelar pela população. 

"Não é crítica eleitoral. Nós não vamos pensar no eleitoral em nenhum momento, mas iremos defender sempre os interesses da população", ponderou o deputado. 

Levantamento realizado pelo TCE aponta que, até o mês de julho, o RN perdeu R$ 570,3 milhões em arrecadação por conta da pandemia.

A equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) apresentou um levantamento que analisa as finanças do Estado do Rio Grande do Norte nos sete primeiros meses do ano e aponta projeções para o final do exercício 2020, período impactado pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o levantamento (Veja AQUI), o Estado do RN perdeu, até o mês de julho, R$ 570,3 milhões em arrecadação por conta da pandemia. A diminuição é fruto do impacto da doença sobre a atividade econômica, em relação ao observado no ano passado, principalmente na arrecadação de ICMS e nos repasses do Fundo de Participação dos Estados.

Apesar da queda na arrecadação, o Estado teve um aumento de 1,57% nas suas receitas, em razão dos repasses realizados pelo Governo Federal. O RN recebeu R$ 495,3 milhões de repasse extraordinário, que é relativo à MP 938/2020 e à LC 173/2020, que são pacotes de ajuda aos estados da Federação durante a pandemia. Além disso, as transferências destinadas à saúde tiveram um acréscimo de R$ 126,7 milhões no período, em relação aos valores do ano passado, o que significa um aumento de 84%.

Os dados fazem parte do trabalho de acompanhamento concomitante dos efeitos da pandemia, realizado pela equipe da Diretoria de Administração Direta, e foram publicados no Boletim Extraordinário 01/2020. Na primeira edição deste Boletim, foram analisados dados da arrecadação até o mês de julho de 2020, com a análise e o comparativo do exercício atual com o mesmo período referente ao ano de 2019.

O Boletim também traz uma projeção de possíveis cenários para a evolução das receitas até o fim do ano. Tendo em vista o comportamento das receitas após a retomada gradual da atividade econômica, os auditores desenharam 3 cenários possíveis: numa perspectiva otimista, as receitas voltam ao patamar de 2019, o que traria ao fim do ano uma diminuição de R$ 181 milhões, em relação a 2019; numa perspectiva moderada, a retomada mantém o mesmo nível observado em julho deste ano, ocasionando ao fim do ano uma diminuição de R$ 435 milhões; por fim, numa perspectiva pessimista, caso haja um novo aumento na disseminação do vírus, e novas medidas de restrição sejam necessárias, a queda pode alcançar R$ 666 milhões ao fim do ano.

Governadora Fátima Bezerra anuncia que aulas presenciais na rede pública do RN só retornarão em 2021.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou nesta terça-feira 8 que as aulas presenciais na rede pública de ensino só devem retornar em 2021. A decisão foi articulada junto às gestões municipais. 

"Em 2020, as escolas darão continuidade às atividades não-presenciais, intensificando aulas online por plataformas digitais. O plano de retomada priorizará a preparação das estruturas físicas e pedagógicas para assegurar a segurança dos estudantes e dos profissionais", disse a governadora.

No entanto, para as escolas particulares, continua valendo o indicativo de retorno para o dia 5 de outubro, desde que os colégios sigam as recomendações do comitê científico estadual para uma retomada segura. Segundo a versão preliminar do protocolo para a retomada, as atividades serão reiniciadas de forma gradual, por meio de rodízio.

Na manhã desta terça (08), representantes de escolas particulares e pais de alunos fizeram um protesto na praça Sete de Setembro, no centro da capital potiguar, para pedir a retomada das atividades presenciais.

Enquete 


A decisão pelo retorno apenas em 2021 teve como um dos principais motivadores o resultado da enquete feita pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN).

A pergunta era: "As escolas devem retomar as atividades presenciais com os estudantes em 2020?". A consulta ficou aberta ao público até sexta-feira 4 e a maioria das pessoas respondeu que prefere o retorno das aulas apenas com a vacina para Covid-19 disponível.

Salismar Correia é o primeiro a homologar candidatura a Prefeito de Pau dos Ferros.

O médico cardiologista Salismar Correia (Solidariedade) foi o primeiro a oficializar sua candidatura a Prefeito de Pau dos Ferros, em convenção partidária realizada nessa segunda-feira (07).

Na ocasião, não houve a divulgação de seu companheiro de chapa; provavelmente, em um atitude estratégica de, quem sabe, compor a chapa com um nome que venha a agregar à sua postulação mais robustez eleitoral.

Além de Salismar Correia, foi homologada uma nominata de 11 candidatos ao cargo de vereador.

Dr. Salismar já foi vice-prefeito de Pau dos Ferros no período de 1997 a 2000. Pela segunda vez o médico entrará na disputa pelo comando do Executivo pau-ferrense, já que no ano 2000 se candidatou pelo PL e, em uma aliança com o PT e PSB não obteve êxito nas urnas, conquistando apenas 508 votos.

Depois, o médico cardiologista se aproximou da política de São Miguel e, de certa forma, ganhou notoriedade para embarcar em projetos políticos mais audaciosos e, com a nomeação do deputado estadual Arlindo Dantas para uma secretaria no governo estadual, Salismar foi empossado em seu lugar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 22 de junho de 2010, ficando até o término da legislatura, em 31 de dezembro do mesmo ano.

Nas eleições municipais de 2012, Dr. Salismar foi eleito vice-prefeito de São Miguel na chapa de Dario Vieira, cargo que vinha exercendo até a chegada deste pleito em Pau dos Ferros (sua terra natal), quando terá sua sorte definida pelo eleitorado local em 15 de novembro.

Partido Progressista de Pau dos Ferros realizará convenção no dia 14 de setembro; partido deverá apoiar reeleição do Prefeito Leonardo Rêgo.

O Partido Progressista (PP) de Pau dos Ferros  realizará a sua convenção municipal, no dia 14 de setembro (uma segunda-feira), às 16 horas, no Bairro Nações Unidas, visando as eleições 2020, conforme Edital de Convocação, que exibiremos no final desta postagem.

Segundo informações, no pleito deste ano, o Partido Progressista em Pau dos Ferros fará coligação com o Democratas do prefeito e pré-candidato à reeleição Leonardo Rêgo (DEM), com o aval do deputado federal Beto Rosado (PP), e do presidente estadual da legenda, ex-deputado federal Betinho Rosado.

Na ocasião, ocorrerão deliberações sobre coligação partidária para eleição majoritária e proporcional, além de discussão, aprovação e nome da coligação, entre outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

Em Pau dos Ferros, a presidência da Comissão Provisória Municipal do Progressistas (PP) está sob a responsabilidade do advogado Djalma Fernandes de Melo Júnior.

Novo decreto de Situação de Emergência por Seca no Rio Grande do Norte terá redução dos atuais 132 para 18 municípios.

Em função dos índices pluviométricos, recarga dos reservatórios hídricos e da produção agrícola, o novo decreto de Situação de Emergência por Seca no Rio Grande do Norte terá redução dos atuais 132 para 18 municípios. 

A vigência do atual decreto em vigor é de seis meses e expira nesta terça-feira (08), quando será publicado um novo decreto pelo Governo do Estado, válido por 180 dias.

A decretação de Situação de Emergência é orientada pelo Comitê Gestor de Secas do RN, composto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (Sape), Defesa Civil Estadual, Instituto de Águas do RN (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Gabinete Civil (GAC) e Controladoria Geral do Estado (Control). De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcos de Carvalho, o Comitê analisa os relatórios situacionais de cada setor para caracterizar as condições de emergência.

Os demais 114 municípios que estavam no decreto cuja validade encerra na próxima semana — e não contemplados no novo decreto — continuarão sendo atendidos pela Operação Carro Pipa até o dia 31 de dezembro. Isso porque, em maio deste ano, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil orientou ao Exército Brasileiro que não suspenda, ou exclua, qualquer município desta operação em função de atraso no Reconhecimento Federal da Situação de Emergência. 

A manutenção está ancorada em Decreto Legislativo Federal Nº 6/2020, editado por ocasião da Pandemia do Covid-19.

Além dos documentos das Secretarias e Órgãos da administração estadual, o Comitê Gestor de Secas no RN utiliza as informações do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA). O relatório da ANA registra “seca fraca” no RN em 17 municípios da região do Alto Oeste e um na Região Seridó.

No município potiguar de Paraná, a situação é agravada pelo fato de o reservatório não ter captado a água das chuvas. Na região do Seridó, o Monitor das Secas classificou o município de Equador em situação de "seca fraca".

IPEM/RN fiscaliza bombas de combustíveis e balanças em 58 municípios do RN.

Percorrendo 58 municípios do Rio Grande do Norte, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN) realizaram a verificação periódica de 1832 balanças comerciais e 934 bombas de combustíveis durante o mês de agosto. Do total de avaliações 10% dos instrumentos foram reprovados por alguma irregularidade e deverão passar por reparo antes de serem utilizados novamente.

“Estamos retomando gradualmente as fiscalizações de alguns instrumentos que são regulamentados pelo Inmetro. Durante o mês de agosto fizemos uma força-tarefa para atender diversos municípios do interior do RN, que deveriam ter sido feitos no decorrer do ano, mas não foram devido a suspensão das atividades ocasionada pela pandemia. Em setembro continuaremos a retomada das fiscalizações em todas as cidades potiguares”, afirma o diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.

Das quase mil bombas de combustível verificadas, 147 apresentaram irregularidades e foram reprovadas ou interditadas. As principais inconsistências encontradas foram: vazão abaixo do permitido (quando é entregue um volume menor de combustível ao consumidor em relação ao apresentado na bomba), erro no interloque (sistema de bloqueio responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar da bomba de combustível a cada novo fornecimento), vazamento de bico de descarga, mostradores danificados e bombas em mal estado de conservação.

A verificação periódica das bombas de combustível deve ser realizada anualmente. O consumidor pode observar alguns pontos no momento de abastecer para saber se o instrumento está em conformidade com a regulamentação do Inmetro. Como: descer do veículo e acompanhar o trabalho do frentista; antes de iniciar o abastecimento verificar se o mostrador está "zerado" para a quantidade de litros e para o total a pagar; sempre conferir o valor do preço por litro; conferir o valor do total a pagar multiplicando o preço por litro pela quantidade de litros fornecida pela bomba; observar a existência do lacre na bomba medidora de combustíveis e a presença do Selo de Verificação com a marca do Inmetro.

Em relação às cerca de duas mil balanças comerciais avaliadas, 120 apresentaram erros na pesagem em favor e contra ao consumidor e a marca de selagem rompida. As balanças comerciais também devem ser verificados a cada ano e podem ser observadas pelo consumidor nos seguintes itens: se estão bem niveladas, na presença do Selo de Verificação do Inmetro e da placa de identificação com informações sobre o fabricante e carga máxima e mínima, que são itens obrigatórios.

Os estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis dos seguintes municípios receberam as equipes do IPEM/RN: Natal, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas, Olho D'água dos Borges, Patu, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, João Dias, Equador, Santana do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, São Fernando, Jucurutu, Cruzeta, São José do Seridó, Ipueira, São João do Sabugi, Itajá, Ipanguassu, Carnaubais, Porto do Mangue, Alto do Rodrigues, Pendências, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Touros, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pau dos Ferros, Macau, Jandaíra, Guamaré, Poço Branco, Taipu, São Paulo do Potengi, São Pedro do Potengi, São Tomé, Barcelona, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa, Santo Antônio, Serrinha, Várzea, Brejinho, Espírito Santo, Jundiá, Passagem, Pedro Avelino e Afonso Bezerra.

O cidadão que desconfiar de alguma irregularidade em bomba de combustível ou balança pode fazer informar a Ouvidoria do IPEM/RN pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whats app 84 98147-9433.

Pau dos Ferros: Convenção do Democratas que homologará chapa situacionista será realizada no dia 14 deste mês. Leonardo Rêgo vai à reeleição; nome do vice deverá sair de consulta popular.

Em contato com o secretário geral do Diretório Municipal do Democratas, Alexandre Aquino, que, também, exerce as funções de secretário de Governo e, de forma interina, secretário de Meio Ambiente na Prefeitura de Pau dos Ferros, obtive informações importantes a respeito da Convenção do DEM que homologará os candidatos a prefeito e vice-prefeito, além da oficialização dos candidatos a vereadores, entre outras deliberações.

De acordo com Alexandre Aquino, a convenção do DEM acontecerá na modalidade virtual, no próximo dia 14 de setembro (uma segunda-feira), através do aplicativo ZOOM, com transmissão ao vivo.

Na ocasião, será oficializado o nome do prefeito Leonardo Nunes Rêgo como candidato a prefeito e, também, será anunciado o nome do candidato a vice-prefeito que, segundo Alexandre, sairá de uma consulta popular, para que haja consenso no processo de escolha e união em torno do projeto de reeleição do atual gestor pau-ferrense, que partirá para a disputa de sua quarta eleição no município, sendo o grande vencedor nas outras anteriores.

"O prefeito Leonardo Rêgo já está definido como cabeça de chapa por ser o melhor nome do partido. Ele já administrou Pau dos Ferros em dois mandatos exitosos, elegeu o sucessor em 2012 e conseguiu o grande feito de retomar o comando administrativo da cidade no pleito de 2016 e, naturalmente, até por se tratar de um direito legitimado pelo povo, Léo vai para mais uma campanha sem imposições e com forte densidade eleitoral", destacou.

Sobre a escolha de um nome para compor a chapa majoritária do Democratas na condição de vice-prefeito, Alexandre Aquino garantiu que ainda não existe uma definição, sendo que o próprio Leonardo Rêgo é que pessoalmente conduzirá esta situação, no entanto, com embasamento através da realização de uma consulta popular e do sentimento de consenso dentro do grupo.

"Acredito que o consenso será a bússola que Leonardo irá considerar como um dos critérios de escolha. Entenda bem, não basta ser o mais cotado para a vaga, pois, pode ser que o mais popular não queira concorrer ao pleito como candidato a vice-prefeito, e aí amigo, por motivações diversas, diante de tantos nomes excelentes existentes no DEM para ser o companheiro de chapa de Léo, tanto é possível a oficialização do nome mais indicado pela consulta popular, quanto este abrir mão e indicar, por exemplo, o segundo colocado. Nosso pensamento é que o consenso, alinhado com a vontade popular, sejam imperativos neste momento tão importante, quando o destino de Pau dos Ferros estará em jogo. Tenho certeza que, como em eleições passadas, a união pelo desenvolvimento de nossa cidade estará em primeiro lugar, sem "fogueiras de vaidades" e busca de interesses pessoais", frisou Alexandre.

Por fim, Alexandre rechaçou a divulgação de algumas especulações precipitadas sobre a escolha de um possível nome para compor chapa com Leonardo, asseverando que nada foi definido ainda.

"Para isso existe a convenção. Justamente para homologarmos os nomes que disputarão a eleição deste ano. O resto é invenção para tentar minar a coesão do nosso grupo", finalizou.

Nilton Figueiredo sustenta pré-candidatura em nome indicado pelos integrantes da "Casa de Maria Rêgo". Marianna Almeida é a "escora jurídica" perfeita para substituir o Ex-prefeito?

O nome que o ex-prefeito inelegível Nilton Figueiredo (PL) escolheu para sustentar a sua condição de pré-candidato a Prefeito de Pau dos Ferros, nas eleições de 15 de novembro, não será do PT (partido da Governadora Fátima Bezerra), do Solidariedade (do cardiologista Salismar Correia), e muito menos do PC do B (do professor Valderi Idalino). 

A escolha de Marianna Almeida (PSD) foi uma indicação oriunda de conversas políticas na casa da professora Maria Rêgo, após ouvir de seus filhos (Fabrício Torquato e Mona Lisa Torquato) que não desejariam participar do pleito eleitoral como candidatos.

Sobrou para Marianna Almeida, uma jovem advogada muito ligada a professora Maria Rêgo, mas que, aparentemente, será usada como "escora jurídica" para a pré-candidatura "natimorta" do ex-prefeito Nilton Figueiredo, que não conseguiu convencer os integrantes das demais alas do grupo de oposição a apoiá-lo.

Certamente, o desejo de tentar manter-se como líder da oposição pau-ferrense pesou mais na imposição de Nilton Figueiredo, que já está ciente que seu nome será indeferido pela Justiça Eleitoral, devido aos seus inúmeros problemas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e uma condenação recente no Tribunal de Justiça do RN (segunda instância), que implicará no prosseguimento do projeto pessoal do ex-prefeito, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Diante da realidade indigesta que, inevitavelmente, o alcançará, restou a Dr. Nilton arranjar um nome para compor sua chapa e, consequentemente, substitui-lo em tempo oportuno.

Pelo que se vê, Nilton Figueiredo prefere levar a oposição de Pau dos Ferros para mais uma iminente derrota nas urnas, do que apoiar uma chapa viável juridicamente e com capilaridade eleitoral suficiente para entrar na batalha eleitoral com chances reais de competir com o grupo situacionista, que está tranquilo e unido em torno do projeto de reeleição do prefeito Leonardo Rêgo (DEM).

Agora, a pergunta que todos estão fazendo é: Marianna Almeida será a substituta perfeita para encabeçar a "chapa niltista" com o indeferimento do nome de Dr. Nilton? O tempo dirá.

Enquanto isso, Salismar Correia e Valderi Idalino seguem com suas postulações, ignorando a "chapa niltista", e até já articulando a realização de suas convenções partidárias.

Aguardemos...

Deputado Getúlio Rêgo propõe incluir Finecap, em Pau dos Ferros, no calendário oficial do RN.

A Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), importante evento intercultural de Pau dos Ferros, a cada ano atrai mais participantes e já é uma referência em eventos, movimentando a economia do município e região. 

Por essa razão, o deputado Getúlio Rêgo (DEM), está propondo através de Projeto de Lei (PL) que a feira seja incluída no calendário oficial do RN.

"A inclusão no calendário oficial do nosso Estado se justifica devido a esse tradicional evento representar a valorização social, cultural e oportunidade de negócios, lazer e gastronomia, congregando mais de 200 mil pessoas durante os três dias em que se realiza", defendeu o parlamentar.

O deputado protocolou o projeto de lei nesta sexta-feira (04), dia em que o município de Pau dos Ferros comemora 164 anos de emancipação política.

A Finecap se realiza anualmente no mês de setembro, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, sendo considerada a maior feira de negócios do RN, com aproximadamente 80 estandes, em que os produtores apresentam e comercializam seus produtos.

A estrutura dispõe de 60 camarotes particulares, camarotes temáticos e cerca de 30 bares e praça da alimentação com cinco restaurantes. 

Além desses fatores socioeconômicos, a festa também oferece uma vasta programação cultural que inclui atrações musicais local, regional e nacional.

Prefeito Leonardo Rêgo parabeniza Pau dos Ferros por 164 anos de história!

A cidade de Pau dos Ferros está completando hoje 164 anos de emancipação política. Ao longo dessa trajetória de desafios e conquistas, o município se tornou polo na região do Alto Oeste.

O atual prefeito Leonardo Nunes Rêgo utilizou as suas redes sociais, nesta sexta-feira (04), para externar sua satisfação de administrar, pela terceira vez, uma das cidades mais importantes do Estado.

Confira abaixo a íntegra da homenagem do gestor municipal aos pau-ferrenses:

"Ao aboio dos vaqueiros bravios,
Pau dos Ferros, nasceste no mundo,
E teus filhos repletos de brios
Te devotam respeito profundo."

Apesar de todas as dificuldades que o mundo vem enfrentando com a pandemia da Covid-19, hoje, para nós pau-ferrenses, é um dia de muita alegria e orgulho. Satisfação plena em ver nossa cidade comemorar 164 anos de um jeito que nunca esteve antes: mais bonita, mais viva e mais respeitada. Retomamos o brilho, a autoestima e o orgulho de bater no peito e dizer: EU SOU DE PAU DOS FERROS!

Hoje também é dia de agradecer, de todo coração, a todo o povo pau-ferrense, por estar construindo conosco essa nova história para a nossa cidade. A capital do Alto Oeste potiguar vive um momento especial em que ela se reencontrou com a sua história, proporcionando poder olhar para o futuro de cabeça erguida e ter a certeza de que dias ainda melhores virão.

A população sabe que a cidade está muito melhor do que ontem e o nosso desejo é que no ano que vem, quando Pau dos Ferros vai completar 165 anos, que ela continue crescendo, se desenvolvendo e, sobretudo, dando motivos de orgulho para o seu povo

Muito feliz por hoje, como prefeito, de Deus e o povo me dar a oportunidade de participar da construção dessa nova Pau dos Ferros e de refletir o futuro da nossa terra, do que a gente quer para a cidade das novas gerações. Tenho certeza que com a participação de cada pau-ferrense, com o amor que cada um tem dentro do coração, essa cidade vai brilhar cada dia mais.

Pau dos Ferros nasceu para ser a capital de todos os povos! Parabéns, Pau dos Ferros, e parabéns a cada um de vocês que ama e acredita nesta cidade!

Prefeito Leonardo Nunes Rêgo.

Deputado questiona encerramento de contrato de ambulâncias pelo Governo do Estado.

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) retomou a discussão em torno da contratação do transporte sanitário avançado pelo Governo do Estado. 

O parlamentar questionou o encerramento do contrato, anunciado pelo deputado Francisco do PT em pronunciamento durante a sessão remota por videoconferência e classificado por ele como repentino.

"Me surpreendi como que ele [deputado Francisco] trouxe ao plenário. Ele disse que o governo encerrou o contrato das ambulâncias no dia 22 de agosto e que foi contratado R$ 8,5 milhões e só foi executado R$ 440 mil, fazendo 1.856 atendimentos. Ai eu me pergunto se a pandemia acabou, já que o contrato foi encerrado", questionou Tomba durante sessão remota da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (3).

Tomba Farias avalia que a finalização do contrato aconteceu de forma precoce, visto que a pandemia não chegou ao fim. 

"Eles [o Governo do Estado] não souberam responder aos questionamentos feitos pelo deputado Gustavo Carvalho”, apontou. O parlamentar ainda questionou a situação e idoneidade da empresa. “E essa empresa que foi aberta? A forma que tudo foi conduzido, leva a crer que o governo entendeu, carimbou, que esse contrato não estava correto. Fica aqui minha indignação na forma como foi feito tudo isso", finalizou o parlamentar.

Regiões Oeste, Alto Oeste e do Mato Grande apresentaram crescimento na taxa de transmissibilidade do coronavírus.

Matéria publicada pelo Jornal de Fato informa que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destacou, na última terça-feira, 1º, que as regiões Oeste, Alto Oeste e do Mato Grande apresentaram crescimento na taxa de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus. 

O trio tem Rt acima de 1 e requer atenção neste momento de pandemia. Os dados são do mapa do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) com a plataforma "Coronavírus RN", sistema que monitora os casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

De acordo com a pasta estadual, a maior Rt encontra-se na Região do Alto Oeste. A localidade está com 1,29. Em seguida vem o Oeste, com 1,13 e o Mato Grande está com transmissibilidade de 1,04. A primeira corresponde a 6ª Região de Saúde, que tem como principal cidade Pau dos Ferros, a segunda a 2ª Região de Saúde, onde a principal cidade é Mossoró, e a 3ª corresponde a 5ª Região de Saúde em João Câmara.

A Região Oeste vinha de três semanas seguidas em queda, confirme aponta o monitoramento. Na Semana Epidemiológica 30 o número era de 1,03. Já na SE 31 o índice caiu para 0,90 e na 32ª para 0,68.

O boletim epidemiológico nº 153 apontava que a 2ª Região de Saúde do RN tinha até a noite da última segunda-feira, 31, o total de 345 óbitos e 10.455 casos confirmados do novo coronavírus. Havia ainda 1.970 casos suspeitos. A região tinha 27 mortes em investigação e 85 já descartadas.

A menor taxa de transmissibilidade está na 4ª Região de Saúde. O principal município desta região é Caicó. Lá a taxa de transmissibilidade é de 0,76. Um pouco acima está a 7ª Região de Saúde, que corresponde a Região Metropolitana de Natal, com 0,81. Próximo está a 8ª Região, com principal município Açu, com 0,85.

As cinco menores taxas de transmissibilidade são em: São Pedro (5ª Região de Saúde), com 0,55, Triunfo Potiguar (8ª Região de Saúde), com 0,60, São Rafael (8ª Região de Saúde), com 0,62, Tibau do Sul (1ª Região de Saúde), com 0,66 e Jucurutu (4ª Região de Saúde), com 0,69.

Já as cinco maiores Rt’s no momento são: Galinhos (3ª Região de Saúde), com 7,45, Santana do Seridó (4ª Região de Saúde), com 7,23, José da Penha (6ª Região de Saúde), com 5,96, Portalegre (6ª Região de Saúde), com 5,36 e Encanto (6ª Região de Saúde), com 5,32.

O órgão destaca que a Rt de uma região saúde representa a incidência diária da região e não a média das taxas de transmissibilidade de cada município de uma região.

Confira os mais recentes números relacionados ao coronavírus no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Pau dos Ferros.


Confira neste mais recente Boletim Epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, os números relacionados aos casos de Coronavírus no município, até às 19 horas da última terça-feira, 1º de setembro:

🔸 973 (novecentos e setenta e três) casos notificados;
🔸 96 (noventa e seis) casos suspeitos – aguardando os resultados dos exames laboratoriais e com pacientes em monitoramento;
🔸 688 (seiscentos e oitenta e oito) casos descartados;
🔸 189 (cento e oitenta e nove) casos confirmados;
🔸 142 (cento e quarenta e dois) pacientes recuperados;
🔸 04 (quatro) óbitos.

🔎 PERFIL DO NOVO CASO CONFIRMADO (1):

🔸 homem de 40 anos – assintomático e em isolamento domiciliar.

‼️ É válido ressaltar que, dos 43 casos confirmados, ou seja, já subtraindo do quantitativo os pacientes recuperados (142) e que vieram a óbito (4), todos estão em isolamento domiciliar.

😷 RECOMENDAÇÕES:

🔸 Fique em casa e só saia se for extremamente necessário;
🔸 Use máscara de proteção facial. O uso é obrigatório ao sair de casa;
🔸 Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
🔸 Todos os pacientes em monitoramento e com confirmação da Covid-19 estão sendo acompanhados pelas equipes de Atenção Primaria à Saúde e Vigilância da secretaria municipal de Saúde (SESAU).

Tribunal de Contas identifica que um terço das escolas da rede pública não planejou retorno às aulas no RN.

Levantamento realizado pela equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou que cerca de um terço da escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte não se preparou para o retorno às aulas durante a pandemia do coronavírus. O estudo incluiu a rede estadual de ensino e de 12 municípios potiguares (Veja AQUI).

Frente às constatações, a relatora do processo, conselheira Maria Adélia Sales, votou pela expedição de diversas recomendações aos gestores da rede pública, no que foi acompanhada por unanimidade pelos demais membros do Pleno, durante a sessão desta terça-feira (01). Segundo o voto, 31% dos gestores públicos relativos à amostragem afirmam não ter iniciado qualquer preparação para retomar as aulas do período letivo de 2020.

Entre as recomendações, estão a elaboração de protocolos para quando do retorno às atividades presenciais, incluindo a realização de avaliação diagnóstica dos alunos e a adoção de medidas sanitárias e de higiene; a elaboração de planejamento para o cumprimento das 800 horas letivas obrigatórias; a elaboração de estratégias para oferecer aulas e conteúdos pedagógicos, on-line e off-line, durante o período de suspensão das atividades presenciais, a todos os alunos; entre outras.

Além disso, os auditores identificaram que 85% das secretarias de educação dizem ter ofertado aulas ou conteúdos pedagógicos durante a pandemia e que 69% das secretarias de educação não realizaram atividades de capacitação para os professores. Foram utilizadas ferramentas on-line e off-line para a oferta de conteúdo pedagógico. "Aos estudantes que têm acesso à internet, são disponibilizadas aulas via Google Classroom, aplicativo ou vídeos e arquivos no formato PDF e em redes sociais, e para os que não têm acesso, a interação se faz por meio da entrega de conteúdos impressos, apostilas e livros complementares", diz o levantamento.

As principais preocupações dos gestores, relativas ao retorno das aulas, dizem respeito às adequações do espaço físico e adoção de medidas sanitárias. "Percebe-se nas redes que estão se preparando para o retorno às aulas presenciais uma preocupação com o espaço físico escolar, a adoção de medidas sanitárias e de higiene, a preparação de planos estratégicos para diagnóstico da aprendizagem, combate ao abandono, à evasão escolar e às defasagens, assim como cumprimento das 800 horas letivas", aponta o estudo.

Os auditores da Diretoria de Administração Direta e da Diretoria de Administração Municipal enviaram questionários para os gestores da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e das secretarias municipais de Assu, Afonso Bezerra, Espírito Santo, Jandaíra, Lagoa Nova, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Natal, Paraná, São José de Mipibu, Triunfo Potiguar e Vera Cruz. Além da aplicação de questionários, foram realizadas entrevistas com os gestores.

O trabalho dos auditores do TCE foi realizado após parceria entre o Cômite Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa - CTE/IRB e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional - Iede. A parceria envolve, em todo o país, 22 Tribunais de Contas Estaduais, 3 Tribunais de Contas com jurisdição exclusiva nas esferas locais (TCE/BA, TCE/PA e TCE/GO) e 1 Tribunal de Contas de Município (TCM/SP).

Deputado Getúlio Rêgo defende privatização dos campos de petróleo no RN.

A privatização dos campos maduros de petróleo e a permanência da Petrobras no Rio Grande do Norte pautaram o discurso do deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), durante sessão ordinária, realizada através do Sistema de Deliberação Remota, nesta terça-feira (01). 

O parlamentar lamentou que o assunto tenha se tornado pauta política por parte do Governo do Estado. "É lamentável que essa pauta esteja sendo politizada. Me aprofundei no assunto e conversei com proprietários de terras que recebem royalties da exploração de petróleo. Para se ter uma ideia, a expectativa destes é um aumento três vezes maior de ganho com a privatização dos poços. Só isso já derruba o argumento da governadora", enfatizou.

O parlamentar disse que a politização do tema traz prejuízos para o Estado, quando isso provoca um afastamento do RN com o Governo Federal. "É preciso que se resgate o bom senso e que se prevaleça o raciocínio lógico. Não podemos continuar nesse debate, nesse conflito, em querer desagradar o Governo Federal, quando nós é que deveríamos ter a humildade em ir buscar interlocução com segmentos federais para aliviar essas dificuldades imensas que enfrentamos em nossas finanças", lamentou.

Getúlio Rêgo foi enfático ao afirmar que com a privatização dos poços, o Estado vai registrar aumento na arrecadação de royalties como acontece com os proprietários de terra. "A arrecadação de royalties vem caindo a cada ano e com a privatização, o estado vai crescer a sua remuneração, assim como os ocorre com os proprietários de terra", disse.

O parlamentar lamentou o discurso da esquerda que, segundo ele, tenta associar a saída da Petrobras do RN ao presidente Jair Bolsonaro. "O que vemos são os parlamentares da esquerda querendo fazer uma campanha negativa tentando denegrir a imagem do presidente, que só cresce nas pesquisas de opinião", frisou.

Pau dos Ferros: mesmo sabendo que está inelegível Nilton Figueiredo não larga mão de sua pré-candidatura; "Fogueira de Vaidades" no grupo oposicionista dificulta formação de chapa.

Enquanto o projeto de reeleição do prefeito Leonardo Nunes Rêgo (DEM) está em fase conclusiva e caminhando sem embaraços para oficialização, em convenção partidária, dos nomes que comporão a chapa majoritária. Do outro lado, as alas que dividem o grupo oposicionista dão uma prova que, a cada dia, a situação poderá ficar pior.

Segundo o que "todo mundo" já está comentando nas esquinas, ruas, calçadas e redes sociais diversas, a realização de uma reunião, na noite dessa segunda-feira (31), terminou acirrando os ânimos dos pré-candidatos ao Executivo do grupo de oposição que, de forma irredutível, insistem em suas postulações; cada um com suas motivações pessoais.

Pelo que dizem, Nilton Figueiredo (PL), mesmo sabendo que está inelegível, continua sendo o protagonista de uma verdadeira "Fogueira de Vaidades" neste processo de escolha, ao insistir impondo seu nome aos demais concorrentes Salismar Correia (Solidariedade) e Valderi Idalino (PCdoB) que, sejamos francos, não possuem impedimentos jurídicos para viabilização de suas candidaturas. Entretanto, também, não possuem capital eleitoral suficiente para enfrentar a batalha eleitoral de 15 de novembro com chances reais de competir contra o prefeito Leonardo Rêgo, sem o apoio do "Velho Figueiredo" e, também, do ex-prefeito Fabrício Torquato (PSD).

Só para se ter ideia do clima da reunião de ontem, o advogado e professor Valderi Idalino teria se retirado da reunião antes de seu término, ao ouvir do ex-prefeito inelegível que não abre mão de sua pré-candidatura e, pasmem, até frisou que, diante de um cenário de indeferimento do registro de sua candidatura (algo encarado como certo por vários juristas) declinaria para apoiar o nome indicado pelo também ex-prefeito Fabrício Torquato, no caso, Marianna Almeida, que a princípio deverá compor (na condição de vice) a chapa encabeçada por Dr. Nilton Figueiredo.

Embora mais cordial, soube de pessoas próximas a Salismar Correia que sua postulação seguirá em frente, respeitando os demais postulantes, mas, reservadamente, o médico cardiologista estaria lamentando o fato concreto que a oposição poderá partir desunida nas eleições devido, principalmente, pela arrogância de Dr. Nilton que, mesmo inelegível, insiste em uma pré-candidatura "natimorta" e, muito menos, contribui para a construção de uma chapa unificada.

Podemos dizer que em meio a essa "fogueira de vaidades" no seio oposicionista, Nilton Figueiredo é o principal "incendiário", dentro de um grupo já "chamuscado" por derrotas sucessivas nas últimas quatro eleições e que, aparentemente, não encontra um "bombeiro" (articulador político) capaz de apagar esse "fogaréu" que, alegoricamente, beneficia o prefeito "Léo", vitorioso há quase duas décadas em Pau dos Ferros, seja como candidato ou indicando um sucessor.

Ao que parece, os projetos pessoais mesquinhos de busca pelo poder persistirão na oposição.

Vai ser "fumo" de novo? 

Onde há fumaça, há fogo!

Na Assembleia Legislativa, Comissão do coronavírus debate soluções para recuperação do setor turístico no RN.

A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Ações Governamentais para enfrentamento e combate à Covid-19, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, recebeu, na reunião desta segunda-feira (31), por Sistema de Deliberação Remota (SDR), o empresário Habib Chalita, que falou do impacto da pandemia nas relações empresariais, especialmente no setor turístico do estado.

De acordo com o empresário, logo no início, quando a pandemia se alastrou pelo RN, os estabelecimentos do setor de alimentação e hospedagem foram imediatamente fechados e passaram por momentos totalmente parados, por consequência da situação do isolamento, "que foi, sem dúvida, fundamental no princípio da pandemia", disse.

O deputado Francisco do PT (PT) destacou que não é uma situação fácil para ninguém, nem para governo, muito menos para a iniciativa privada. "Ao ouvir sua fala, percebo que você aborda toda a preocupação dos impactos que teve o setor, mas ao mesmo tempo você tem uma visão de preocupação com a vida das pessoas, porque sem vida não há economia", falou o parlamentar, que, em seguida, indagou o convidado a respeito de se está havendo diálogo do setor com os governos estadual e federal, nesse momento, e que contemple soluções para o durante e o pós-pandemia.

Habib Chalita respondeu ao deputado Francisco do PT (PT) que foi aberto um grupo de trabalho entre o governo estadual e o setor produtivo de imediato, quando começou a situação pandemia. "Hoje, o setor de turismo terá a recuperação mais lenta de todas, sobretudo porque precisamos fazer com que a malha aérea do RN possa funcionar. O importante é que possamos dar as mãos, para que possamos superar esses obstáculos", complementou o empresário.

O deputado estadual Getulio Rêgo (DEM) questionou o empresário Habib Chalita se haveria alguma pauta específica, a nível local, do ponto de vista de tributos, agência do fomento, para formular ao governo do estado nesse momento.

O convidado informou que está havendo o acesso de créditos aos pequenos e micros empreendedores, mas alguns não conseguem ainda porque precisam se regularizar para concluir cadastro, já que são, geralmente, trabalhadores informais. "Eu ainda estou aguardando um retorno com relação à situação desses cadastros", falou.

O deputado Tomba Farias (PSDB) lembrou que o turismo e a cultura foram os setores mais atingidos com essa pandemia. E opinou que acredita que o governo federal, desse ponto de vista, está fazendo a parte dele de ajudar a esses setores. E, então, perguntou ao empresário se ele poderia mensurar um montante de recursos que seriam necessários para recuperação do setor turístico no Rio Grande do Norte. Habib Chalita respondeu que a previsão é que em outubro se possa ter um número exato do impacto da pandemia no setor.

O parlamentar que preside a Comissão do coronavírus, Kelps Lima (SDD), por sua vez, chamou atenção para a falta de inovação dos empreendedores para se adaptarem aos novos tempos. "Acredito que as relações sociais, de consumo e empresariais já sofreram transformações profundas e que muitas não voltarão ao estado anterior. Uma das minhas preocupações é que vejo muita gente olhando para o passado e não olhando para o futuro, sem fazer, portanto, leituras modernas dos processos. Eu sinto falta de criatividade. Uma das medidas nesse instante, por exemplo, seria o governo do estado investir a verba da comunicação na reativação da economia do RN, na ativação do turismo regional. Se o turista de São Paulo não vem ao Rio Grande do Norte, o turista de Santana do Matos pode vir a Natal. O turismo interno é o mais seguro", disse.

Com relação à verba da comunicação do governo do estado, Habib Chalita informou que foi feito um levantamento de que o turista que vai vir para o RN, no período imediato pós-pandemia, não virá de avião, mas de carro.

O deputado Kelps Lima (SDD) informou que fará um requerimento nesse sentido, para direcionar a verba de comunicação do estado para o setor turístico.

COVID-19: Prefeitura de Pau dos Ferros divulga novo boletim epidemiológico.


Confira a atualização dos casos de Coronavírus em Pau dos Ferros, até às 20 horas dessa segunda-feira, 31 de agosto:

🔸 932 (novecentos e trinta e dois) casos notificados;
🔸 93 (noventa e três) casos suspeitos – aguardando os resultados dos exames laboratoriais e com pacientes em monitoramento;
🔸 651 (seiscentos e cinquenta e um) casos descartados;
🔸 188 (cento e oitenta e oito) casos confirmados;
🔸 142 (cento e quarenta e dois) pacientes recuperados;
🔸 04 (quatro) óbitos.

🔎 PERFIL DOS NOVOS CASOS CONFIRMADOS (8):

🔸 mulheres de 33, 23, 44, 35 e 32 anos – sintomáticas e em isolamento domiciliar;
🔸 homens de 30, 44, 22 e 19 anos – sintomáticos e em isolamento domiciliar.

É válido ressaltar que, dos 42 casos confirmados, ou seja, já subtraindo do quantitativo os pacientes recuperados (142) e que vieram a óbito (4), todos estão em isolamento domiciliar.

😷 RECOMENDAÇÕES:

🔸 Fique em casa e só saia se for extremamente necessário;
🔸 Use máscara de proteção facial. O uso é obrigatório ao sair de casa;
🔸 Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
🔸 Todos os pacientes em monitoramento e com confirmação da Covid-19 estão sendo acompanhados pelas equipes de Atenção Primaria à Saúde e Vigilância da secretaria municipal de Saúde (SESAU).