Parece até novela repetida, mas o Governo do Estado atrasou novamente o pagamento dos agricultores que produzem para o Programa do Leite. Duas quinzenas já estão com o pagamento vencido e outra já foi finalizada e tem vencimento marcado para o próximo dia 25.
Por enquanto, a dívida é de R$ 6 milhões, mas será de R$ 9 milhões se nenhum pagamento for efetuado até a próxima sexta-feira, 25.O pior é que não existe explicação para o atraso, conforme relatou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira. "É uma total falta de compromisso do Governo do Estado, que teve o remanejamento do orçamento aprovado pela Assembléia Legislativa justamente para pagar aos produtores", argumentou.
O atraso prejudica três mil produtores diretamente e outras 30 mil pessoas que trabalham direta ou indiretamente com a cadeia produtiva do leite. Se o atraso se arrastar por muito tempo, 155 mil pessoas poderão ficar sem receber um litro de leite de graça diariamente.
O assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças e a assessora de imprensa do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), que está assumindo a operação do Programa do Leite, informaram que o programa era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Assistência Social. A reportagem tentou falar com o titular da pasta, José Gercino Saraiva Maia, mas ele não atendeu o telefone.
Fonte: Jornal de Fato