DEM mostra interesse na 1ª Secretaria da Assembleia


O DEM, que conta com dois parlamentares na Assembleia Legislativa, está reivindicando o direito de indicar um nome para ocupar a 1ª Secretaria da Casa, já que não se tem definição do nome do PMDB para o cargo. 

Ontem o deputado estadual Leonardo Nogueira afirmou que conversou com os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Ricardo Motta (PMN) sobre o assunto. Segundo ele, se o próprio PMDB não chegou a um consenso, é natural que outros partidos possam manifestar interesse em comandar o posto. "Como não houve consenso no PMDB, dificilmente se terá uma chapa consensual, pois o próprio PMDB não se entendeu. Com isso, nós temos o direito de reivindicar a 1ª Secretaria ou a 1ª Vice-Presidência", comentou.

O democrata acha justo que o seu partido possa se apresentar como possibilidade para resolver o impasse criado em torno da 1ª Secretaria. "O DEM tem a governadora e é natural que a gente possa se colocar à disposição para o cargo", disse, comentando que tanto ele quanto Getúlio Rêgo podem ser indicados. "É exatamente pela indecisão que a gente pode ser a alternativa mais viável", disse Leonardo Nogueira.

Leonardo Nogueira disse ainda que fez essa colocação para Ricardo Mota, candidato consensual à presidência da Assembleia Legislativa, que ficou de conversar, mais uma vez, com o comando estadual do PMDB. De acordo com o democrata, Motta ficou de conversar também com o vice-governador Robinson Faria (PMN) sobre a pré-disposição do DEM em entrar na disputa.

Ainda segundo Leonardo Nogueira, o que está havendo é muita especulação em torno do nome à 1ª Secretaria. Disse que, diferente do que vem sendo divulgado pela imprensa, não há definição pelo nome do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) para o posto. "Não tem nada definido. Isso é especulação".

Sobre a desistência do deputado Raimundo Fernandes (PMN), Nogueira analisou que não fazia sentido o PMN ficar com a presidência e a 1ª Secretaria na Assembleia Legislativa. "Acho que se o PMN ficará com a presidência, os outros partidos devem ficar com os demais cargos. Isso (de Raimundo Fernandes continuar postulando o posto) não é o mais sensato", disse.

Como existem sete partidos que contam com apenas um deputado estadual, o democrata analisa que o natural é que as demais legendas procurem o apoio desses parlamentares e frisou que os novatos tendem a apoiar os que têm mais tempo na Casa. "Não estou discriminando os novatos", frisou.

Diante dessa situação, o deputado disse que a definição do nome para a 1ª Secretaria ainda pode ser consensual, mas acha difícil que isso ocorra, apesar de se ter ainda quatro dias para conversas e acertos. "Creio que, se continuarmos nesse quadro, teremos três ou quatro candidatos. Isso se não houver consenso".

Leonardo Nogueira reafirmou que o DEM está à disposição: "estamos conversando, ouvindo e colocando nosso nome à disposição. Não estamos querendo impor, mas não está havendo uma confirmação de nenhum nome e tem que se colocar todos para avaliação", disse.

Defato.com