Rosalba quer empenho para reduzir homicídios


Na cerimônia de posse da cúpula da Secretaria de Segurança Pública, na manhã de ontem, a governadora Rosalba Ciarlini definiu que a redução no número de homicídios deve ser a prioridade, e que não se pode agora apenas apontar os erros. Mas a criação de uma divisão especializada em investigação e combate aos assassinatos é um assunto ainda sob estudo. 

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Ronaldo Gomes, vai intensificar esforços no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Altair Rocha, optou por especialistas nas áreas e “técnicos gabaritados”.

No Comando da Polícia Militar permanece com o coronel Francisco Araújo, enquanto a Delegacia Geral da Polícia Civil intensificará o combate ao crime organizado, com o delegado Ronaldo Gomes.

O médico legista Nazareno de Deus assume a direção-geral do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) e o coronel Elizeu Lisboa Dantas é   o novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Rosalba Ciarlini diz que faltam policiais treinados, assim como há  sucateamento de estruturas e equipamentos. “Os presídios estão sucateados e as delegacias estão se transformando em unidades prisionais. As viaturas precisam ser trocadas ou reparadas urgentemente”.

Com a nomeação de Ronaldo Gomes para a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), o secretário espera a intensificação no combate ao crime organizado. Desde 2007, Ronaldo chefiava a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).


Tribuna do Norte.