Aos "trancos e barrancos", nome de Pio X Fernandes começa a ganhar força nas "entranhas" da oposição.


Êita que o bicho vai pegar!

O processo de articulação política para as eleições do próximo ano em Pau dos Ferros encontram-se em um ritmo bastante acelerado, pelo menos no seio da oposição.

Informações chegadas a este blogueiro - através de um "passarinho verde" e com largo acesso ao grupo oposicionista local - dão conta de que nas conversas de bastidores que acontecem no grupo, o assunto é um só: o tempo de Nilton Figueiredo já passou, chegou a vez de um outro nome que tenha chances de vitória.

Quem seria este nome? Quem? Quem? Quem?

O médico luís-gomense Pio X Fernandes, contando inclusive com o aval e simpatia do deputado estadual Gustavo Fernades (PMDB), que consequentemente estaria visando claramente, a retribuição de um possível apoio em 2014.

Segundo o mesmo "passarinho verde", o nome de Dr: Pio X é tido dentro do  seio oposicionista como o único que conseguirá agregar  ex-aliados do prefeito Leonardo Rêgo, fator mais do que suficiente para os oposicionistas enxergarem no médico suplente de deputado estadual, a chance de retomarem o comando do executivo municipal.

Quem não deve estar gostando nadinha desta história... é o grupo liderado pelo médico Nilton Figueiredo, que diga-se de passagem, um dia já foi mais forte.

As indagações a serem feitas neste momento diante desta conjetura são as seguintes:

1ª - Nilton Figueiredo abrirá mão da cabeça de chapa, para entregar de "mão beijada" a liderança do grupo oposicionista ao médico luís-gomense?

Acho muito difícil, pois Nilton é vaidoso e, de forma alguma, concordará com esta hipótese, ou seja, abrir mão de uma condição de líder para ser um liderado.

2ª - Caso Nilton não concorde com o nome de Dr: Pio para ser o cabeça de chapa da oposição, haverá um racha no grupo?

É uma possibilidade que não está inteiramente descartada, mas isso sem dúvida enfraqueceria ainda mais, a já inexpressiva oposição, pelo menos atualmente. Acredito que o fiel da balança nesta história, será uma intervenção direta de Gustavo nas articulações. Tenho certeza que ele buscará o consenso dentro do grupo.

3ª - O que seria mais vantajoso para Gustavo Fernandes, apoiar Dr: Pio X para prefeito visando o apoio nas eleições de 2014 ou indicar Nilton  Figueiredo por imposição?

Essa resposta está difícil? Claro que não.

Gustavo Fernandes (que não é menino besta) sabe que indicando Pio X como cabeça de chapa, com certeza ganharia por gravidade o apoio dele para as eleições estaduais em 2014 e, consequentemente, o peso eleitoral de duas prefeituras como suporte na região.

Portanto, acredito que no final das contas, o filho de Elias trabalhará mesmo para convencer Nilton Figueiredo a indicar o filho Bráulio para a condição de vice.

4ª e última indagação - Será uma tarefa fácil para Gustavo convencer Nilton de indicar Braúlio apenas como vice?

Bem, fácil não será. 

Mas se levarmos em consideração as poucas possibilidades que restam a Nilton Figueiredo de lograr êxito judicialmente para sair como candidato e de até mesmo eleger o filho Braúlio sem uma coesão do grupo...

Eu diria que o nome de Dr: Pio X Fernandes para ser o candidato da oposição, está mais forte do que nunca!

Se logrará sucesso eleitoral nas urnas, aí é outra história para ser contada nos próximos capítulos desta novela.

Afinal, como dizia Joseph Joubert: "Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer."

Sem ofensas, claro.