Deputados de oposição aprovaram nesta Quarta-feira, em uma sessão tumultuada, a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre sua evolução patrimonial e sobre os clientes de sua empresa de consultoria.
A convocação foi proposta pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e aprovada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.
Depois da discussão do requerimento o presidente da Comissão, Lira Maia (DEM-PA), colocou em votação e anunciou o resultado.
- Está aprovado o requerimento - proclamou.
Os governistas pediram verificação de quórum, mas regimentalmente não cabia. Eles protestaram. Neste momento, a sessão está suspensa.
- É lógico que o governo vai recorrer. Essa decisão não tem base, o presidente foi oportunista. Tem que votar de novo - disse o deputado Assis do Couto (PT-PR).
O deputado ACM Neto afirmou que o ministro já está convocado.
- Já temos um resultado. O requerimento foi aprovado. O ministro Palocci foi convocado - disse ACM Neto.
A data da audiência com Palocci ainda não foi definida.
O governo ainda pode reverter a decisão tomada pelo presidente da Comissão, Lira Maia (DEM-PA), ou então transformar a convocação em um convite, o que tornaria a presença do ministro não obrigatória.