Encanto: Prefeito, Alberone Néri, Confirma rompimento com o seu vice, Canindé Costa


Está confirmado.

O prefeito de Encanto, Alberone Néri de Oliveira Lima (DEM), confirmou em contato com o blog o rompimento político com o seu vice, Francisco Canindé da Costa, que está de “malas e cuias” arrumadas para desembarcar no grupo liderado pelo deputado estadual, Gustavo Fernandes do PMDB.

Segundo declarações do prefeito encantense, a convivência política entre os dois teria ficado insustentável, principalmente, depois que o vice-prefeito, Canindé Costa, teria firmado um acordo com Gustavo Fernandes para assumir o comando do PMDB no município e tomar a legenda das mãos de uma pessoa que ele (Alberone) simpatizava bastante, no caso, Francisco Edson.

Inclusive, segundo informações do próprio prefeito, essa ruptura política no sistema situacionista de Encanto teria feito a primeira vítima. O irmão do vice-prefeito, Assuero Costa, que comandava a secretaria de Saúde, teria entregado o cargo por reconhecer a dificuldade política que teria para se manter no comando da pasta. Para o seu lugar já foi nomeado um substituto. Assumiu a Saúde, o fisioterapeuta, Marcos Rodrigo.

Sobre a crise política vivenciada pelo seu grupo e o rompimento com seu vice, o prefeito falou: 


"O vice-prefeito me procurou dizendo que tinha sido contatado pelo deputado Gustavo Fernandes para ele se filiar ao PMDB... Aí eu expliquei para ele que o partido pertencia a Francisco Edson, uma pessoa que tem o PMDB “no sangue” há muito tempo e que segurou a bandeira da legenda durante 46 anos no Encanto, então, eu disse a ele que esse negócio dele querer tomar o partido de Francisco Edson não seria bem vindo pelo nosso grupo. Ele insistiu, me falou que não tinha nada ver com Francisco Edson e que só tinha compromisso comigo, foi aí onde eu falei pra ele: rapaz se você fizer isso vai ter um rompimento. Aí ele (Canindé) falou que não teria rompimento e que só queria assumir o PMDB porque estavam oferecendo... Falei novamente que se ele quisesse fazer isso, eu não teria nada contra, afinal, ele é uma pessoa adulta, mas que não teria o meu aval. Ele disse que conversou com Gustavo Fernandes, fizeram um acordo e vai assumir o PMDB."

Ainda de acordo com o prefeito Alberone, o rompimento político com o seu vice teria sido consolidado somente após uma reunião com seus correligionários, que não teriam aceitado o posicionamento adotado por Canindé Costa. 

"Eu reuni o nosso grupo para uma conversa, especialmente aquelas pessoas que estavam a frente da nossa campanha de 2008, inclusive os seis vereadores da base e eles ficaram revoltados, não pelo fato dele ir para o PMDB, mas por ele (Canindé) ter traído uma pessoa muito distinta e que a gente tem o “maior carinho do mundo” que é Francisco Edson. Depois disso, o grupo inteiro decidiu não ter mais relação política com o vice-prefeito" destacou.

Com a confirmação do rompimento entre o prefeito Alberone e o seu vice, a oposição encantense começa a vislumbrar a possibilidade de um fortalecimento do grupo, inclusive, ventilando nos bastidores a hipótese do ex-prefeito, Gonçalo Neto (Dr. Neto), ter como companheiro de chapa nas eleições de 2012 o próprio Canindé Costa, atual vice-prefeito do município.

Pelo visto, as coisas não andam nada boas na terra de São Sebastião para o lado dos Democratas e, se essa "maré de azar" continuar rondando o grupo situacionista...

Dr. Neto não vai ter muitas dificuldades para vestir novamente o paletó de prefeito.

Quem avisa...