Política do RN: A história contada hoje... Poderá ter um final diferente amanhã.


A política como já disse alguém é muito dinâmica. E a política potiguar é avassaladora em produzir mudanças que muitos supunham como inimagináveis. É uma metamorfose ambulante.

O fato: O prefeito de Antônio Martins, aquele que foi expulso do PT porque resolveu aderir para Rosalba do DEM em 2010, assinou a ficha de filiação no PMDB. 

Desdobramento possível: Como o PT e o PMDB mantem uma relação simbiótica (mutuamente vantajosa) no comando do país, a filiação do prefeito no PMDB poderá resultar numa espécie de dança do acasalamento entre o PT local (José Júlio) e o agora prefeito do PMDB (Edmilson Fernandes). 

É mais ou menos assim: Mudou para continuar do mesmo jeito. Não adianta tentar entender, nem Freud explica.

O fato: A ex-governadora Wilma de Faria (ex-Maia) disse que está analisando com mais carinho o “chamamento” para ser candidata a prefeita de Natal.

Desdobramento possível: Como Wilma já percebeu que em político sem mandato nem o vento bate nas costas, resolveu repensar o projeto de só se candidatar em 2014. A pretensão de Wilma não é disputar a campanha, mas usar o seu capital eleitoral para “pressionar” o candidato e ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) a aceitar a aliança com o PSB e, consequentemente, emplacar o nome da deputada Márcia Maia como vice. Wilma, estrategicamente, anunciou que estava em contato com várias lideranças partidárias, mas não mencionou o PDT de Carlos Eduardo. 

Tradução: Ou você “amolece o coração” ou vai ter que me enfrentar. A ex-governadora continua buscando uma maneira de seu filho, Lauro Maia, assumir uma cadeira na Assembléia e ganhar foro privilegiado e mais fôlego para enfrentar os processos que se avizinham.

O fato: O deputado Gustavo Carvalho (PSB) confirmou sua decisão de ingressar no PSD que será comandado no RN por Robinson Faria (Vice governador).

Desdobramento possível: A única pessoa que se disse surpresa com a decisão de Carvalho foi Wilma de Faria (ex-Maia). Tem político que, independente de quem esteja no poder, será um “fiel” aliado até que outra eleição os separe. 

Ah, Wilma deixa disso, me engane que eu gosto.

O fato: Quatro deputados do PMDB estariam desembarcando de mala e cuia no grupo de sustentação ao governo de Rosalba (DEM). O deputado Gustavo Fernandes é um deles.

Desdobramento possível: As negociações altamente republicanas que o PMDB protagoniza país afora, induz-nos a considerar como certo que alguns órgãos do estado serão entregues ao partido. Imaginem os desdobramentos políticos em 2012. 

O PMDB e o DEM poderão fechar acordo para não disputarem as eleições municipais em campos opostos? O que ocorrerá em Pau dos Ferros?

Na política potiguar tudo pode acontecer, inclusive nada.